Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram março

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Em março, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia. O anúncio surge quando há mais de 115 países com casos confirmados de infecção.ebc Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram marçoebc Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram março

banner retro mar2020 Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram março

Enquanto isso, São Paulo registrou a primeira morte por covid-19 no Brasil. E já se sabe que os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do novo coronavírus. Isso porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.

Sociedade

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto. Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador do Trabalho Paulo Douglas afirmou à Agência Brasil que o teletrabalho já vem surgindo como uma tendência, não só no Brasil, mas no mundo. O coronavírus é, na avaliação do procurador, só um fato novo que vai acelerar esse processo. “Mas como toda inovação no mundo do trabalho e nas relações trabalhistas, ele vem acompanhado de fatores positivos e, também, de fatores negativos. O teletrabalho, se bem implementado, é amplamente vantajoso para as duas partes. Você consegue conciliar uma qualidade de vida melhor para o trabalhador e existe a possibilidade, inclusive, de ganhos de produtividade”.

O Ministério da Saúde recomendou o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da epidemia. A orientação foi apresentada junto com um conjunto de medidas a gestores estaduais e municipais de saúde em reunião virtual.

Economia

A pandemia impactou o mercado do petróleo. Isso ocorreu porque a China, maior importadora de petróleo, diminuiu a demanda. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) repensou a produção e o valor do barril. A queda no preço do petróleo internacional, em meio a uma disputa entre Arábia Saudita e Rússia, afetou as ações na bolsa de valores de vários mercados. Os preços do petróleo chegaram a cair mais de 30%, o maior recuo diário desde a Guerra do Golfo, em 1991, após a Arábia Saudita ter sinalizado que elevará a produção para ganhar participação no mercado. Os sauditas cortaram seus preços oficiais de venda.

 

A bolsa de valores brasileira, a B3, acionou circuit breaker seis vezes no mês de março após o Ibovespa, índice da B3, cair mais de 10%. 

Na primeira vez, os negócios bolsa brasileira, foram interrompidos quando foi acionado o circuit breaker, após o Ibovespa cair 10,02%, aos 88.178,33 pontos na manhã do dia 9 de março. O preço das ações foi afetado pela redução no preço do petróleo internacional, em meio a uma disputa entre Arábia Saudita e Rússia.

 

Internacional 

Coreia do Norte diz que está pronta para confronto nuclear contra os EUA Coreia do Norte diz que está pronta para confronto nuclear contra os EUA

Coreia do Norte diz que está pronta para confronto nuclear  – Agência EFE

A Coreia do Norte lançou vários projéteis ao mar no dia 9 de março como parte de testes de disparos, de acordo com as Forças Armadas da Coreia do Sul, levando a pedidos de Estados Unidos e China para que o governo de Pyongyang volte a conversar sobre o fim de seus programas nuclear e de mísseis

Educação

Ensino a distância cresce mais que presencial Ensino a distância cresce mais que presencial

Ensino a distância cresce mais que presencial – Divulgação/MCTIC

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição, por 30 dias, de aulas presenciais pela modalidade a distância. “A ação tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência de saúde pública por conta do coronavírus. A adesão por parte das instituições é voluntária.”

Esporte

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 para 2021. O entendimento sobre a impossibilidade do início das competições no dia 24 de julho, por conta da pandemia, ocorreu após conversa por teleconferência entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.

 

banner retrospectiva Retrospectiva 2020: relembre os fatos que marcaram março

Edição:  Paula Laboissière e Liliane Farias

Fonte: EBC Geral

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist