Retrospectiva 2020: relembre os acontecimentos de julho

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Após duas semanas de queda, o número de casos de covid-19 subiu em todas as regiões do país em julho.ebc Retrospectiva 2020: relembre os acontecimentos de julhoebc Retrospectiva 2020: relembre os acontecimentos de julho

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, mas acessíveis ao público, durante a pandemia de covid-19. O uso de máscaras foi adotado como medida de saúde pública para tentar conter a transmissão da covid-19.

julho Retrospectiva 2020: relembre os acontecimentos de julho

Meio ambiente

Ministro de Estado do Meio Ambiente, Sr. Ricardo de Aquino Salles faz verificação das atividades de combate ao incêndio no Pantanal Ministro de Estado do Meio Ambiente, Sr. Ricardo de Aquino Salles faz verificação das atividades de combate ao incêndio no Pantanal

Combate ao incêndio no Pantanal – Christiano Antonucci /Secom – MT

Incêndio florestal atingiu área do Pantanal perto de Corumbá. A seca atípica que já afeta o Pantanal dificultou o combate ao fogo, que se espalhou facilmente pela vegetação do entorno da Serra do Amolar, ameaçando a população ribeirinha e algumas propriedades rurais existentes na região, distante cerca de 150 quilômetros do Parque Nacional do Pantanal – unidade de conservação criada em meio ao complexo de áreas protegidas e reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.

Pesquisadores apresentam fóssil de dinossauro encontrado no Ceará. O fóssil tem entre 110 milhões e 115 milhões de anos. Apenas uma das patas do animal está preservada, a direita traseira.

 

Fenômeno da natureza

Ciclone deixa estragos na Região Sul. Santa Catarina foi a região mais afetada com nove mortos e dois desaparecidos. Segundo a Defesa Civil do estado, pelo menos 49 municípios foram atingidos. 

 

Educação

Ministério da Educação anunciou nova data para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. A prova foi remarcada para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. 

 

Eleições 

Congresso Nacional adiou as eleições municipais para novembro de 2020. 

 

Sociedade

O número de divórcios consensuais realizados pelos cartórios de notas do país, durante a quarentena decretada pela pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio e junho deste ano, aumentou 18,7%. O aumento coincide com a autorização nacional para que divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação e procurações possam ser feitos de forma remota, por videoconferência por meio da plataforma e-Notariado.

Os cartórios de todo o país passaram a monitorar tentativas de violência patrimonial ou financeira contra idosos durante a pandemia. A partir de agora, funcionários dos estabelecimentos estarão atentos aos procedimentos envolvendo antecipação de herança, venda de imóveis, movimentação bancária e de benefícios e qualquer outro caso relacionado a bens e recursos sem autorização do idoso. 

Tecnologia

As maiores operadoras do país de telefonia celular iniciaram neste mês de julho o funcionamento, em caráter experimental, da tecnologia de quinta geração (5G) para os aparelhos móveis. Neste primeiro momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G, com o uso da tecnologia chamada DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, na sigla em inglês). 

 

Obituário

O cantor e compositor Sérgio Ricardo morreu vítima de insuficiência cardíaca, no Rio de Janeiro, aos 88 anos, . Ele estava internado no Hospital Samaritano desde o início de abril, quando contraiu a covid-19, curou-se da doença, mas, por causa de problemas cardíacos e da idade, precisou continuar hospitalizado.

 

Morreu, em São Paulo, o jornalista José Paulo de Andrade aos 78 anos. Segundo nota divulgada pelo Grupo Bandeirantes, ele estava internado desde devido à covid-19 e não resistiu às complicações causadas pela doença.

Uma das estrelas de E o Vento Levou, Olivia de Havilland, considerada a última atriz sobrevivente da Idade de Ouro de Hollywood, morreu aos 104 anos. A atriz morreu de causas naturais em sua casa em Paris, onde vivia há mais de 60 anos.

O jornalista e apresentador Rodrigo Rodrigues morreu aos 45 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado com diagnóstico positivo para o novo coronavírus, na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Unimed Rio. Após a internação, a equipe médica detectou que ele havia sofrido uma trombose venosa cerebral.

O músico Renato Barros, fundador e vocalista da banda Renato e seus Blue Caps, morreu aos 76 anos, no Rio de Janeiro. 

banner retrospectiva Retrospectiva 2020: relembre os acontecimentos de julho

Edição: Paula Laboissière e Liliane Farias

Fonte: EBC Geral

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist