Infraestrutura assina contratos de exploração de terminais portuários

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


O Ministério da Infraestrutura assinou nesta quarta-feira (10) quatro novos contratos de adesão para exploração de Terminais de Uso Privado (TUPs) no estado do Pará. São eles: Petróleo Sabbá, Louis Dreyfus, Cargill e Administradora de Bens de Infraestrutura (ABI). Juntos, esses portos receberão investimentos de R$ 616,5 milhões para movimentação de cargas variadas, como grãos e combustíveis.ebc Infraestrutura assina contratos de exploração de terminais portuáriosebc Infraestrutura assina contratos de exploração de terminais portuários

“Os novos contratos com os terminais irão suprir uma demanda de movimentação de cargas na região, que se tornou um corredor logístico estratégico em constante crescimento”, declarou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante cerimônia de assinatura dos contratos, em Brasília. O evento também contou com a participação do ministro Tarcísio Freitas.

Os terminais Cargill e Louis Dreyfus estão localizados nos municípios de Rurópolis e Itaituba, que fazem parte da rota de escoamento de exportação de granéis agrícolas do chamado Arco Norte, que reúne portos da região Norte e Nordeste do país de onde são exportados parte da produção agrícola brasileira. Segundo a pasta, esses terminais serão responsáveis por movimentar granéis sólidos, principalmente vegetais. A estimativa total de movimentação da carga de ambos terminais é de 6,7 milhões de toneladas/ano.

Já os terminais Petróleo Sabbá e ABI irão movimentar granéis líquidos combustíveis, que se destinam ao armazenamento, distribuição e ao abastecimento regional de combustíveis nos municípios de Itaituba e Santarém.

Os TUPs são terminais outorgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para empresas privadas. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, nos últimos dois anos, foram assinados 78 contratos de adesão com empresas, que representam R$ 6 bilhões em investimentos no modal portuário.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Geral

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist