Folias celebram Dia de Reis pelo país

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


Nesta quarta-feira (6), celebra-se o Dia de Reis, data que tem como tradição a passagem de folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar.ebc Folias celebram Dia de Reis pelo paísebc Folias celebram Dia de Reis pelo país

Segundo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção. Além dos Reis Magos,são cultuados o Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Há quatro anos, as folias de Minas foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do estado.

Alguns grupos contam com personagens – reis, palhaços e bastiões – que chegam a visitar as casas de devotos. Entre os instrumentos que conduzem os cantos, estão violas, violões, cavaquinhos, pandeiros, caixas e sanfonas.

O criador do Clube do Violeiro Caipira, Volmi Batista, afirma que uma manifestação como a folia de reis é uma “riqueza fabulosa”. O clube,que existe desde 1993, promove ações em torno da música e da viola caipira.

“A folia é cheia de encantos e magia. Eu costumo dizer que a folia de reis é uma manifestação das mais completas do calendário de festas tradicionais do Brasil porque agrega uma diversidade que vai desde a comida, passando pela indumentária e chegando até os cantos, os diversos cantorios, agrega várias danças de acordo com a sua região”, destaca violeiro e cantador de Planaltina, Distrito Federal.

Volmi explica que a folia de reis é a representação da viagem dos três reis magos até o local de nascimento de Jesus, guiados pela estrela guia. “É uma história muito bonita porque esses reis eram perseguidos e passaram por muitas dificuldades na sua trajetória, tiveram que se esconder. E, junto com isso, no Brasil, foram agregadas muitas tradições relacionadas à cultura popular.”

Segundo Volmi, as folias saem às ruas entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, dependendo da região, e os grupos de foliões vão visitando casas de moradores da mesma forma que os três reis magos fizeram no nascimento de Jesus.

Durante a pandemia, algumas manifestações foram realizadas apenas nas ruas e em igrejas, com transmissões ou postagens na internet, com objetivo de evitar aglomerações.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist