Eixo Monumental ganha faixa exclusiva para ônibus, táxi e van escolar

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) deu início, neste sábado (2), à fiscalização do trânsito na faixa exclusiva para ônibus das vias N1 e S1, do Eixo Monumental, no Plano Piloto, em Brasília.ebc Eixo Monumental ganha faixa exclusiva para ônibus, táxi e van escolarebc Eixo Monumental ganha faixa exclusiva para ônibus, táxi e van escolar

A instrução nº 916 do Detran, publicada no Diário Oficial do DF, do dia 2 de dezembro de 2020, estabelece que, na pista da direita, só podem trafegar ônibus do transporte público, táxis e vans escolares. Os demais veículos deverão usar faixas à esquerda. O corredor será exclusivo e funcionará durante 24 horas, em todos os dias da semana.

De acordo com a norma, a conversão à direita será permitida para os acessos ao longo da via, apenas na distância necessária para desaceleração ou aceleração, onde há a sinalização tracejada.

Os motoristas de veículos não autorizados, que não obedecerem a determinação, cometem infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Por sua vez, os motoristas de ônibus que usarem as outras pistas estão sujeitos à multa de R$ 130,16 e recebem quatro pontos na carteira.

Segundo o Detran, a partir da próxima semana e durante aproximadamente 15 dias, o órgão fará campanhas educativas de orientação aos motoristas, com abordagens nos semáforos e distribuição de material informativo. Além disso, serão instalados, em pontos estratégicos, painéis luminosos móveis com avisos sobre o funcionamento da nova faixa.

O projeto da faixa exclusiva no Eixo Monumental tem por o objetivo proporcionar maior fluidez ao transporte público coletivo. De acordo com estudos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), no trecho entre o Tribunal de Justiça do DF, na Via S1, e o Teatro Nacional, na Via N1, os ônibus realizam mais de duas mil viagens diárias, transportando, em média, cerca de 160 mil passageiros por dia.

*Com informações da Agência Brasília

Edição: Aécio Amado

Fonte: EBC Geral

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist