Chuva forte volta a atingir o Rio e Marinha faz alerta de ressaca

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook


A Marinha emitiu novo alerta de ressaca para o Rio de Janeiro. As ondas de até três metros de altura podem atingir a orla da cidade até as 9h de amanhã (7). O alerta informa que depois disso, as ondas diminuem para 2,5 metros e permanecem assim até as 3h de segunda-feira (8).ebc Chuva forte volta a atingir o Rio e Marinha faz alerta de ressacaebc Chuva forte volta a atingir o Rio e Marinha faz alerta de ressaca

Apesar de ter retornado ao estágio de mobilização às 3h30 deste sábado (6), as chuvas voltaram a ficar mais fortes no início da tarde. Houve registro de chuva muito forte em Anchieta, Piedade, no Grajaú e na Muda, todos na zona norte. Em Madureira, no Méier, na Tijuca, na estrada Grajaú-Jacarepaguá e na Penha a chuva também foi forte. Em consequência da chuva forte, a capital tinha entrado em estágio de atenção às 17h dessa sexta-feira (5).

Em vários pontos da cidade há bolsões de água, como na Barra da Tijuca, na zona oeste e na região central da capital, o que dificulta o trânsito. Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) orientam os motoristas.

Bombeiros foram chamados para a retirada de uma árvore que tombou na Lagoa e interditou o trânsito em duas pistas da Avenida Epitácio Pessoa, em direção a Copacabana, na zona sul. Por causa do acúmulo de chuva, de 5mm em uma hora, a Avenida Niemeyer foi fechada ao tráfego nos dois sentidos.

Sirenes

A chuva intensa que caiu ontem na cidade levou a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) do Rio, a acionar, entre as 18h e as 18h30, 15 sirenes em nove comunidades da zona norte: Engenho da Rainha, Macacos, Parque Vila Isabel, Relicário, São João, Vila Matinha, Andaraí, Arrelia e Jamelão.

Ao todo, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da prefeitura do Rio monitora 103 comunidades de alto risco geológico e aciona as sirenes quando são atingidos os índices pluviométricos necessários para a desocupação preventiva dos locais. Em caso de emergência, a orientação da prefeitura é ligar para a Defesa Civil municipal pelo telefone 199. O serviço tem equipes de prontidão para atender a eventuais chamados.

Quem quiser pode receber os alertas de chuva forte da Defesa Civil por meio de SMS. Para fazer o cadastro basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.

Previsão

O Alerta Rio indica que para este domingo, o transporte de umidade do mar em direção ao continente provocará predomínio de céu nublado na cidade, e a intensidade da chuva deve diminuir. A previsão é de chuva fraca, em pontos isolados da cidade, a qualquer momento do dia. Para segunda (8) e terça-feira, uma área de convergência de umidade sobre a Região Sudeste provocará chuva fraca a moderada em pontos isolados da cidade, durante a tarde e a noite.

A previsão de quarta-feira (10) indica que o tempo na capital fluminense será influenciado por um sistema de alta pressão. O céu deve ficar nublado ao longo do dia, com ventos fracos a moderados e temperaturas estáveis. Não há previsão de chuva nesse dia.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Geral

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist