Um caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) foi notificado em São Luís do Maranhão, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa sexta-feira (10).
Trata-se de um homem de 30 anos que reside em São Luís do Maranhão e que deu entrada no último dia 8 de junho em uma Unidade Mista do Bacanga, da rede pública municipal. Ele não tem histórico de viagem.
O paciente, segundo a SES, apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, calafrio, dor nas costas e nos olhos, lesões pelo corpo e coceira. O homem está internado e estável.
O Ministério da Saúde já foi informado pela Vigilância Epidemiológica Municipal acerca da suspeita. Amostras do paciente já foram coletadas e encaminhadas para análise.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís informou que o paciente já foi transferido para o Hospital Universitário (HUUFMA), onde seguirá internado e em isolamento, enquanto aguarda o resultado.
O Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde do Maranhão (Cievs-MA) e Cievs São Luís seguem com a investigação epidemiológica. O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) iniciou a análise das amostras do paciente.
Em São Luís, este é o segundo caso, sendo que o primeiro caso foi de uma criança de 5 anos, que foi descartado após avaliação do Ministério da Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância (Cievs).
Nota da Semus na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirma um caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco) em São Luís. O paciente é um homem de 30 anos. Ele deu entrada na Unidade Mista do Bacanga no dia 8 de junho onde recebeu atendimento. O estado de saúde do paciente é estável.
A Vigilância Epidemiológica Municipal já notificou o Ministério da Saúde, foram colhidas amostras do paciente e encaminhadas para análise. A Semus informa que o paciente foi transferido para o Hospital Universitário (HUUFMA), onde seguirá internado, em isolamento, aguardando o resultado dos exames.
Com informasções do g1
Compartilhe este post