Menu...

11 de dezembro de 2017

No Piauí, 25 prefeituras não pagam o Garantia Safra e podem prejudicar 11 mil agricultores


Hospital de Olhos

O Garantia Safra, uma ação do Governo Federal que faz parte do Programa de Agricultura Familiar, pode não chegar a muitos trabalhadores no Piauí. Este ano, o benefício pode não chegar a 25 municípios do Piauí por falta do repasse dos recursos das prefeituras.

O benefício é destinado aos lavradores que vivem sob o risco de perda de safra por causa da seca.

Somente em Barras, no Piauí, são 525 agricultores em situação de perda da lavoura. Por causa da estiagem, o risco na agricultura chegou a 70%. “A gente faz por conta. Se der (lucro), tudo bem, se não der, a gente fica no prejuízo sem nenhum retorno, nada”, afirmou o agricultor Francinaldo Araújo, residente no assentamento Mimoso, zona rural do município.

O seguro do Garantia Safra é custeado pela União, pelo Estado, pelo município e pelo próprio agricultor. As 25 prefeituras do Piauí, por deixarem de pagar a parte devida, os agricultores desses municípios não serão contemplados com o benefício. Somente no Piauí, cerca de 11 mil agricultores podem ser prejudicados.

As prefeituras não repassaram os recursos sob a alegação de dificuldades de ordem financeira. Já no município de Barras, o prefeito alega que o programa está sob fiscalização do Ministério Público por suspeitas de irregularidades no cadastramento de agricultores. O prazo vencia dia 21, e o repasse não foi feito.

“Deixar de pagar o Seguro Garantia Safra, que é uma política importante, é uma falta de compromisso com esse público tão importante”, afirmou o secretário de Políticas Agrárias da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí, Paulo Carvalho.

Pensando na gravidade da situação, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou o prazo para que as prefeituras façam o repasse até o dia 30, próxima sexta-feira.
Garantia Safra
Edição e postagem: Denison Duarte

Radar Financeira

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE