Menu...

16 de dezembro de 2017

IBGE muda pesquisa e apresenta taxa de desemprego maior


Hospital de Olhos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou uma nova série de pesquisas sobre o mercado de trabalho, com mudanças na metodologia e abrangência maior.

Nos seus primeiros resultados, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, ou simplesmente Pnad Contínua, indicou um desemprego maior do que o registrado pela tradicional Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

A taxa de desocupação no país foi de 7,4% no segundo trimestre do ano passado, de acordo com o dado mais recente da Pnad Contínua. Já a PME registrara 5,8% em abril e maio, e 6% em junho, o que dá uma média de 5,9% no mesmo trimestre, sem ajuste sazonal.

A nova pesquisa foi criada para substituir a PME. Ambas serão produzidas paralelamente ao longo de 2014, mas, a partir de 2015, a antiga deixará de existir, de modo que a Pnad Contínua se tornará a responsável por registrar a taxa oficial de desemprego do país.

Por enquanto, a nova pesquisa, que será trimestral, trouxe dados somente do período de janeiro de 2012 a junho de 2013. No dia 28 de março, serão divulgados os números referentes ao segundo semestre do ano passado. Em maio, os dados corresponderão ao primeiro trimestre de 2014. Em agosto, sairão os dados sobre o segundo trimestre.

A nova pesquisa apresentará dados sobre o mercado de trabalho a cada trimestre e sobre os demais temas uma vez por ano.

Diferenças

Uma das principais diferenças entre as três pesquisas é a amplitude. A PME atingia apenas seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre). A Pnad abrangia 1.100 municípios. Já a Pnad Contínua tem uma amostra de 3.500 municípios.

A PME era mensal, enquanto a Pnad era anual. A nova pesquisa divulgará trimestralmente dados sobre o mercado de trabalho a respeito do Brasil como um todo e das grandes regiões (Norte, Nordeste etc.). Uma vez por ano, a Pnad Contínua vai apresentar, ainda, os números sobre emprego e desemprego separados por Estado, além de disponibilizar o banco de dados para que o cidadão possa fazer pesquisas mais detalhadas. Também uma vez por ano, a Pnad Contínua vai divulgar os dados referentes a outros temas, como educação, migração e trabalho infantil.


Tags: , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE