Menu...

23 de Janeiro de 2018

Apagão deixa quase todo o estado de Alagoas sem energia


Hospital de Olhos

Um apagão deixou grande parte do estado sem energia na tarde deste sábado (15). De acordo com a Eletrobras Distribuição Alagoas, um problema na subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no município de Messias, teria prejudicado o fornecimento de energia em pelo menos cinco regiões do estado por volta das 16h (hora local). O abastecimento só foi restabelecido cerca de uma hora depois.

De acordo com a Eletrobras, a subestação onde houve o problema é responsável pelo fornecimento de energia para quase todo o estado. Tiveram o abastecimento comprometido as regiões do Baixo São Francisco, Litoral Sul, Região Metropolitana, Litoral Norte e Agreste.

Segundo o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira, o defeito na subestação foi imediatamente isolado e toda a instalação religada cerca de 40 minutos depois. “Vamos apurar rigorosamente para saber o que provocou este defeito. É uma ocorrência atípica e vamos trabalhar para que o problema não se repita”, justifica Bandeira.

A equipe de reportagem do G1 circulou por alguns pontos do centro da cidade e constatou semáforos de trânsito desligados em toda a região.
A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou não ter sido notificada sobre a ocorrência de apagão em outros estados na tarde deste sábado. Entretanto, a Chesf confirma que o problema afetou momentaneamente o fornecimento do município sergipano de Santana do São Francisco, que faz divisa com Alagoas.

A Eletrobras divulgou uma nota à imprensa esclarecendo o problema. Leia a nota na íntegra:

A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que a interrrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na tarde deste sábado (15), em Alagoas, foi motivada por um defeito no sistema de 500kV, associado à subestação da Chesf, localizada no município alagoano de Messias. A causa está sendo analisada pela Chesf.

É dessa subestação que a distribuidora recebe a energia e fornece para grande parte do Estado. Com isso houve interrupção no fornecimento em municípios do Baixo São Francisco, parte do Agreste, Litoral Norte e região metropolitana de Maceió.

A ocorrência foi registrada às 15h53 e a partir das 16h30 a distribuidora iniciou a recomposição das cargas. Neste momento o sistema elétrico já está normalizado.

Último apagão
No início deste mês, uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste do país provocou falta de luz em todos os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do Tocantins, na Região Norte. Ao menos onze estados tiveram o fornecimento de eletricidade comprometido.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois. Em nota, o ONS informou que a “perturbação no Sistema Interligado Nacional” ocorreu entre o município de Colinas (TO) e a região de Serra da Mesa (GO), provocando a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts).

À época, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que é “zero” o risco de faltar energia no país, por conta da falta de chuvas e queda no nível dos reservatórios de hidrelétricas.

Ele anunciou, porém, que o governo já estuda novas medidas para evitar que a conta pelo maior uso das usinas térmicas e devido à alta no valor da energia seja repassada de uma vez aos consumidores.

Assista ao vídeo no Portal G1

Fonte: Portal G1

Tags: ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE