AMARANTE

Piauí

Municípios comemoram avanço do Piauí Cidades Inteligentes

Publicado em

Piauí


O Piauí caminha para uma realidade que já é sucesso em 130 cidades de 22 estados do Brasil. O projeto de Cidades Inteligentes une serviços como iluminação pública, conexão à internet que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. “É com muita alegria em implantar esta inovação em nossa gestão, pois vai trazer inúmeros benefícios para o nosso povo”, explica Felipe Dias, prefeito de Cristino Castro.

Felipe destaca as parcerias como uma grande oportunidade. “Em Cristino Castro vamos atrair investimentos através do setor privado com empresas especializadas. Vamos traçar metas de um serviço eficiente. Quem ganha é a população”, acrescenta.

Assim como Cristino Castro, ao sul do Piauí, a cidade de Barras, que fica ao Norte do Estado, também já finalizou a entrega da documentação preliminar para o avanço dos estudos, que acontecem em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Ao todo, 11 municípios integram o Cidades Inteligentes no Estado.

Viviane Moura é superintendente da Suparc-PI

Viviane Moura visitou cidades do Piauí que recebem o projeto.

Em Barras, a população e a gestão aguardam por benefícios como a iluminação em LED, por exemplo. “Aderimos ao chamamento da Suparc para participar do programa de interiorização das parcerias público-privadas. Estamos em estágio avançado, com a validação dos dados para a construção dos projetos. A expectativa é que mais municípios piauienses possam aderir ao programa, para que todo o Piauí possa contribuir para um melhor desenvolvimento. A Câmara vai aprovar e vamos selar esse benefício”, explica Ananias Araújo, secretário municipal de meio ambiente do município.

Leia Também:  Tribunal do Júri: MPPI obtém condenação de réu por assassinato em Parnaíba

A PPP de Cidades Inteligentes do Governo do Estado do Piauí resolve gargalos importantes. “Passamos em várias cidades em uma verdadeira caravana. Esse trabalho foi intenso, mas valeu a pena. Vamos melhorar diversos serviços que vão, de fato, transformar o Estado de dentro para fora, interiorizando projetos de PPP”, avalia Viviane Moura, superintendente da Superintendência de Parcerias Públicas-Privadas e Concessões do Piauí (Suparc-PI).

A ideia é multiplicar casos de sucesso, como em Carmo de Cajuru, em Minas Gerais. O município de 24 mil habitantes que, a partir de uma PPP, integrou três serviços em um único contrato. Ou em Ouro Preto, cidade histórica, onde o moderno encontrou a tradicional arte mineira. O projeto permite desburocratizar processos e dar agilidade à transformação na vida da população.

Fonte: Suparc-PI
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Piauí vacina 70% da população com a primeira dose contra a Covid

Publicados

em


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou, neste sábado (23), que o Piauí atingiu a marca de 70% da população piauiense vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A população completamente imunizada com duas doses da vacina ou com a dose única soma 44,43% dos piauienses.

De acordo com o vacinômetro, já foram aplicadas 3.780.269 doses de imunizantes, sendo que destas mais de 2.297.040, são de primeira dose e 1.457.833 de segunda dose e dose única. O Vacinômetro do Estado vem passando por atualizações e apresenta mudanças diariamente em relação à quantidade de vacinas aplicadas, à medida que os dados forem sendo inseridos pelos municípios.

Ao todo, o Ministério da Saúde entregou 4.519.205 milhões de doses ao Estado. A população vem sendo contemplada com vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

O Estado segue com uma logística de distribuição ágil, possibilitando que os lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde, cheguem aos municípios com a maior brevidade. “Cada aumento da cobertura vacinal é motivo de comemoração. Quem ainda não se vacinou, deve procurar uma unidade de saúde e se vacinar. O avanço da imunização contra a doença reflete diretamente nos índices de infecção e internamento, que estão cada vez mais baixos”, enfatizou Florentino.

Leia Também:  SAF entrega produtos da agricultura familiar para abrigo de idosas em Teresina

Nas últimas semanas também estão sendo ampliados os grupos de aplicação de dose reforço (DR), que contempla além de idosos acima de 60 anos, os imunossuprimidos e profissionais de saúde. No estado já foram aplicadas 25.396vacinas em esquema de terceira dose. A aplicação de doses nos adolescentes, da mesma forma, também vem ampliando. Neste grupo, a vacinação no grupo de 12 a 17 anos já passa de 79.017 mil, em 201 municípios.

“Estamos vivendo um momento importante no combate à pandemia, com resultados significativos e animadores. A aplicação das doses de reforço e adicionais, além da imunização dos adolescentes nos demonstram isso. Estamos colhendo o resultado de um trabalho compartilhado entre o Estado, os municípios e o Governo Federal”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA