AMARANTE

Notícias de São Raimundo Nonato

Ministério Público realiza inspeção virtual na Unidade de Pronto Atendimento de São Raimundo Nonato

Publicado em

Notícias de São Raimundo Nonato

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou na terça-feira (22) inspeção virtual na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato. O trabalho de fiscalização foi feito por videoconferência, em respeito às recomendações de contenção e prevenção à Covid-19. A vistoria foi coordenada pelos promotores de Justiça Gabriela Almeida e Jorge Pessoa.

O objetivo das inspeções promovidas pelo Ministério Público Estadual é aprimorar o serviço público de saúde. Representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem do Piauí (Coren) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito-14) também participaram da auditoria na unidade de saúde. A UPA de São Raimundo Nonato funciona de forma exclusiva para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Em particular, a equipe de inspeção averiguou a situação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19. Atualmente, a unidade possui 15 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva (UTI).

Leia Também:  Prefeitura do Piauí emite nota alertando sobre falsa equipe de reportagem do SBT

Além dos promotores de Justiça, a equipe de vistoria foi integrada também pelos médicos do MPPI, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo. Os dois profissionais vão elaborar relatórios técnicos sobre o trabalho de inspeção. Os documentos devem subsidiar a atuação dos promotores de Justiça para requerer junto ao estado e ao município o aperfeiçoamento da unidade de saúde inspecionada.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de São Raimundo Nonato

Hospital de São Raimundo Nonato é referência no enfrentamento à pandemia no Piauí

Publicados

em


O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, vem sendo uma das unidades de referência no enfrentamento à Covid-19 dentro do estado do Piauí. A unidade passou por diversas melhorias, assim como outros hospitais da rede estadual de saúde, que hoje permitem resultados positivos em relação ao atendimento de casos de Covid-19 em sua região.

Os registros de atendimento mostram que, até o fim do mês de junho de 2021, a unidade realizou mais 6.527 atendimentos na UPA de São Raimundo Nonato, local voltado para o atendimento Covid-19 no município, dos quais 1.216 evoluíram para quadros onde a internação dos pacientes foi necessária. Destas internações, mais de 81% dos pacientes tiveram alta.

A diretora do hospital, Nilvânia da Silva Nascimento, explica que os bons resultados da unidade no enfrentamento à pandemia se deram pelas diversas melhorias que a unidade recebeu no início da pandemia, que evoluíram a qualidade da assistência prestada à população. “Tivemos diversas melhorias na unidade para possibilitar um atendimento de qualidade em relação aos casos de Covid-19. Montagem de 20 leitos de UTI para atendimento de casos de Covid, melhoria estrutural da UPA onde a UTI Covid fica localizada; garantia do serviço de hemodiálise na UTI Covid-19; automatização do laboratório para a realização de novos exames foram apenas algumas das melhorias que nossa unidade teve”, destaca a diretora.

Leia Também:  Após 30 dias internada em UTI, enfermeira morre vítima de Covid-19 no Piauí

Além disso, a unidade também passou por qualificação da equipe para um melhor atendimento da população diante do novo contexto que a pandemia trouxe para todos, melhorias estruturais em todo o hospital, organização dos fluxos de paciente e montagem de escala médica com cirurgião 24 horas e anestesista. “Todas essas evoluções permitiram nos tornarmos referência não somente para a nossa região, como também para todo o estado do Piauí. Hoje, nossos atendimentos não se limitam somente à população local e de  cidades próximas, também realizamos o atendimento de pessoas vindas de outras áreas do estado, essa capacidade de atendimento e resolutividade demonstra o resultado de todas as melhorias desenvolvidas pelo hospital”, acrescenta Nilvânia.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que o Hospital de São Raimundo Nonato é um dos exemplos que podem ser citados ao falar dos investimentos e preparação da rede estadual de saúde para o enfretamento à pandemia. “Desde o início da pandemia, estamos trabalhando para que todas as nossas unidades de saúde possam atender com alta qualidade nossa população, os investimentos não param e os resultados do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz mostram a importância desses investimentos. Além disso, recentemente o hospital começou a realizar cirurgias por videolaparoscopia, mais um investimento para melhorar o atendimento da população, garantindo cirurgias menos invasivas, com recuperação mais rápida”, destacou o secretário.

Fonte: Ascom Sesapi
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA