AMARANTE

PIAUÍ

MPPI realiza a entrega de equipamentos de token doados à Polícia Militar do Piauí

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


O Ministério Público do Piauí realizou nesta quinta-feira, 29 de abril, a entrega de 100 tokens para a Polícia Militar. A doação foi feita pela Procuradoria-Geral de Justiça a partir de solicitação do CAOCRIM (Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais).

Os equipamentos serão utilizados, principalmente, no registro de TCO – Termos Circunstanciados de Ocorrência, efetuados por policiais militares no Sistema do PJe (Processo Judicial Eletrônico). Os tokens são dispositivos eletrônicos usados, entre outras funções, para garantir a segurança e a confiabilidade de informações registradas em documentos. Para ser utilizado, o token deverá ser conectado ao computador por uma porta USB no momento da assinatura de documentos. Após a inserção, o portador deverá inserir sua senha de certificação digital e a assinatura será validada por meio de criptografia. Os tokens doados pelo Ministério Público vão ser distribuídos em várias unidades da PM por todo o Piauí.

Pela manhã, o comandante-geral de Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, esteve na sede da Procuradoria-Geral de Justiça para receber os aparelhos. A entrega foi feita pela promotora de Justiça Luana Azêredo, coordenadora do CAOCRIM, e pelo Assessor Militar da PGJ, o tenente-coronel, Leonardo Castelo Branco. À tarde foi realizada uma reunião entre o chefe da corporação e a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, para oficializar a doação. Além dos dois, participaram também do encontro os promotores de Justiça Luana Azerêdo e Assuero Stevenson, o subcomandante da PM-PI, coronel Sousa Filho, o corregedor da PM-PI, o tenente-coronel Manoel da Costa Lima, e demais integrantes da polícia.

Leia Também:  Hospital da Polícia do Piauí é adaptado para fortalecer enfrentamento ao coronavírus

Em sua fala, durante a reunião, a chefe do Ministério Público Estadual ressaltou a importância da parceria entre a instituição ministerial e a Polícia Militar. “Reafirmamos o nosso compromisso com essa valorosa instituição do nosso estado que é a Polícia Militar. Reconhecemos e respeitamos muito o trabalho que o órgão tem promovido em favor da nossa sociedade. Quero dizer que vivemos um momento de maior necessidade de caminharmos juntos, de forma colaborativa, com interlocução para trabalhar em prol da segurança do nosso povo”, disse Carmelina Moura.

O comandante-geral da PM, coronel Lindomar Castilho, destacou que a doação dos tokens representa um passo importante para a modernização da Polícia Militar. “Quero agradecer aos promotores de Justiça Luana Azerêdo e Assuero Stevesson por sempre procurarem fortalecer essa parceria entre o Ministério Público e nossa instituição. Agradeço ainda a procuradora-geral, Carmelina Moura, pela sensibilidade em cooperar com nossa atuação por meio dessa doação e também de outras ações que temos desenvolvido. Quem ganha é a nossa sociedade com esse diálogo”, disse.

O PJe é sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar nas Justiças Federal, Estadual, Militar dos Estados e do Trabalho.

Leia Também:  Professora usa aulas remotas do Canal Educação e incentiva alunos ao aprendizado

“É muito importante para o nosso trabalho que a Polícia esteja bem equipada porque são os policiais que fazem os registros iniciais de fatos que vão interferir diretamente no trabalho desempenhado pelo MP. Assim, para nós, é muito gratificante colaborar para o melhoramento do trabalho da PM. Finalizo rendendo agradecimentos a todos os policiais militares do estado”, avaliou a promotora Luana Azerêdo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PIAUÍ

SAF distribui mais um milhão de alevinos a produtores piauienses nos primeiros meses de 2021

Avatar

Publicados

em


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e da Diretoria de Fomento à Piscicultura (DFP), finalizou a primeira etapa da entrega de alevinos para agricultores e agricultoras de vários municípios piauienses. No total, já foram distribuídos um milhão e cinquenta e seis mil de peixes das espécies tambaqui e tambatinga.

A produção e distribuição de alevinos realizadas pela SAF, acontecem na Estação de Piscicultura Deputada Francisca Trindade, no município de Nazária. No ano de 2021, ação já beneficiou 431 de agricultores e agricultoras, atendendo 65 instituições de 48 municípios, com representantes nos 12 Territórios de Desenvolvimento.

De acordo com o diretor de Agricultura Familiar, Luciano Brito, que coordena as entregas, a expectativa para ano de 2021 é produzir entre 1,2 e 1,5 milhão de alevinos. “Estamos fechando o primeiro ciclo de entrega e estamos dentro da meta, o objetivo é chegar a um milhão e meio de alevinos. Vamos fazer esse complemento com tilápia, que serão disponibilizadas a partir do mês de agosto. Esse é um programa muito importante, pois o Governo do Estado junto com a SAF, fazem um esforço muito grande para que os agricultores familiares continuem produzindo e mantendo a alimentação dos que vivem no campo, principalmente nesse momento de pandemia em que muitas famílias enfrentam dificuldades”, explicou.

Leia Também:  Hospital da Polícia do Piauí é adaptado para fortalecer enfrentamento ao coronavírus

O diretor acrescenta que estão aptos a receber os alevinos, as associações de piscicultores e de agricultores e agricultores familiares, pescadores e instituições sem fins lucrativos, como cooperativas, colônias de pescadores, prefeituras através das secretarias municipais, entre outras passíveis de análise.

Allison Silva Lima, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do município de Itaueira, destacou a importância da parceria com a SAF e também dos benefícios que os alevinos vão trazer para a melhoria da qualidade da alimentação dos beneficiários. “Essa parceria com a SAF é muito importante pois, através dela, recebemos 15 mil alevinos para beneficiar 15 famílias do nosso município. No prazo de oito meses, esses alevinos vão gerar uma renda em torno de 200 mil reais para os produtores. Essa é uma ação importante principalmente para a garantia da segurança alimentar das famílias beneficiadas”, destacou.

Já foram contemplados os seguintes municípios: Porto, União, Pedro II, Santa Cruz dos milagres, Várzea Grande, São João do Arraial, Miguel Alves, Ipiranga, Valença do Piauí, Matias Olímpio, São Miguel do Fidalgo, Cocal de Telhas, Nossa Sra. Dos Remédios, Batalha, Boa Hora do Piauí, Joaquim Pires, Francinopolis, Caridade do Piauí, Monsenhor Gil, Coivaras, Cocal, Santa Rosa do Piauí, Palmeirais, Nazaria, Campinas do Piauí, Alto Logá, Colônia do Gurguéia, Capitão de Campus, São Felix, Flores do Piauí, Sigefredo Pacheco, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Beneditinos, Uruçuí, Floriano, São Francisco do Piauí, José de Freitas, Barras, Arraial do Piauí, Lagoa Alegre, Santo Inácio do Piauí, Itaueira do Piauí, Cristino Castro, São José do peixe, Esperantina, Pau D’Arco do Piauí e Barra D’Alcântra.

Leia Também:  Defensoria Itinerante realiza atendimento presencial em Demerval Lobão, Porto, Monsenhor Gil e Caracol

Washington Rodrigues, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Comunidade Pau D’Arco, município de Gilbués, destacou a importância da doação de alevinos feitos pela SAF. “Eu fui contemplado com os alevinos através da associação de moradores e com certeza esses peixes vão me ajudar a melhorar minha renda e minha alimentação. Esse foi um auxilio muito importante que todos nós recebemos do governo do estado, nesses últimos cinco anos”, declarou.

No município de União, os agricultores também foram contemplados com os alevinos, que de acordo com presidente do STTR, Laurentino Bezerra, serão de grande importância para os agricultores, principalmente na melhoria da alimentação e da renda. O município recebeu 35 mil alevinos que estão sendo distribuídas para 35 famílias.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA