MPPI e Federação de Futebol do Piauí firmam acordo para enfrentamento ao racismo e à LGBTfobia em estádios

Piauí

O Ministério Público do Piauí, por meio das 31ª, 32ª e 49ª Promotorias de Justiça de Teresina, e a Federação de Futebol do Piauí, assinaram, na manhã dessa quinta-feira (28), Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, com o objetivo de desenvolver ações de enfrentamento ao racismo e à LGBTfobia. A celebração do acordo foi realizada durante audiência extrajudicial na sede do Ministério Público, na zona leste de Teresina. A primeira partida a veicular os materiais educativos será a do próximo domingo, 1º de maio, entre os times do Altos e do Flamengo-RJ, pela Copa do Brasil, no Estádio Albertão.

A Federação assumiu o compromisso de organizar campanhas de conscientização, mediante a produção de material gráfico, com faixas, folders, banners, outodoors e/ou minidoors, sobre o enfrentamento de práticas discriminatórias em estádios do Piauí. Os materiais deverão ser divulgados no ato de todas as competições esportivas a cargo da FFP e no site oficial.

A entidade deve encaminhar à 49ª Promotoria de Justiça um plano de ações para implementação das medidas necessárias à realização das campanhas de conscientização referidas. O prazo para a comprovação do cumprimento das obrigações é de 30 dias.

Antes das partidas deverá também ser veiculada no sistema de vídeo e/ou som dos estádios, a mensagem de que atos de racismo e de LGBTfobia constituem crimes, na forma da Lei n° 7.716/1989.

A Federação de Futebol do Piauí vai disponibilizar em seu site oficial e em suas contas oficiais nas redes sociais as formas de contato com a Ouvidoria do Ministério Público, para que as pessoas possam reportar ao MPPI o efetivo cumprimento das obrigações assumidas.

O descumprimento ou cumprimento parcial do TAC resultará no pagamento de multa diária, no valor de R$ 500,00, pela Federação de Futebol do Piauí. O valor deverá ser revestido ao Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual de Defesa da População LGBT, independente de notificação judicial ou extrajudicial.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa