Menu...

13 de dezembro de 2017

Franciscoense Silvestre de Sousa é consagrado o mais novo campeão mundial de Turfe; confira!


Hospital de Olhos

Na terra onde os atletas e os seus cavalos são tratados como semideuses, o franciscoense Silvestre de Sousa, 34, se consagra o mais novo campeão de uma das mais atraentes competições do Reino Unido, o Turfe.

O prêmio foi recebido no último dia 17, sábado, das estatísticas britânicas no Stobart Flat Jockey’s Champion, nas quais já se configurou campeão por duas vezes.

O esporte é considerado a mais charmosa tradição nos países do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) e ganhou o apreço da Rainha Elizabeth II, que não perde sequer uma apresentação nas corridas de Ascot.

Natural de São Francisco do Maranhão, município vizinho a Amarante(PI), Silvestre de Sousa levanta hoje o troféu de melhor jóquei do mundo, atualmente com 132 vitórias, um feito bem acima do segundo colocado com apenas 96 vitórias.

“É muito orgulho. Quando eu penso na minha carreira, da onde eu comecei pra onde eu estou hoje, é uma história muito longa”, disse o jóquei Silvestre de Sousa à Rede Globo nesta segunda-feira, 19. O franciscoense resolveu comemorar a conquista do título na Inglaterra ao lado da família com a presença da mãe, dona Estelina Sousa.

Em entrevista concedida ao jornalista Denison Duarte em uma das suas últimas visitas a terra natal, Silvestre de Sousa afirmou que o desejo pela profissão começou quando corria atrás de gado na adolescência para ajudar o pai nas atividades do campo.

Na Inglaterra, onde reside há nove anos, o jovem franciscoense é conhecido como a máquina de vencer, mas o seu primeiro contato com profissionais do ramo se deu em São Paulo, em 1999.

A conquista foi chegando ao longo dos anos com várias vitórias nos páreos mais privilegiados do mundo, a exemplo da França, Alemanha, Índia, Arábia, Inglaterra, Austrália, Irlanda, e como não podia deixar de ser, suas vitórias também aconteceram no Brasil.

“O meu principal apoio vem da minha família”, disse ele ao jornalista. Mas as contribuições vieram também de outros profissionais, segundo ele. “Tive a ajuda de outros jóqueis que me orientaram e me mostraram os passos a seguir; conhecer muito bem cavalos era o meu diferencial em relação aos outros”

Filho do Sr. Genésio Alves e dona Estelina Sousa, o jóquei tem 09 irmãos. Sempre que pode, Silvestre de Sousa volta ao município de São Francisco do Maranhão para os “inesquecíveis momentos vividos” durante a sua infância.

Ainda na entrevista à Globo, exibida nesta segunda-feira, 19, Silvestre dá a fórmula para o sucesso: “Nunca desista dos seus sonhos! Quem sonha tem a capacidade de chegar em qualquer lugar. Eu nunca sonhei em ser tão grande, mas sempre sonhei em ser alguém.”

Edição e postagem: Denison Duarte

silvestre e a mãe

Na companhia da mãe, Silvestre de Sousa se emociona no momento do abraço caloroso dado por ela em nome de todo o município de São Francisco do Maranhão.

A conquista teve repercussão mundial. Veja as reportagens feitas pelo SportV e Rede Globo:


silvestre troféu

Silvestre de Sousa

O campeão durante uma visita ao município de São Francisco do Maranhão – Foto: Denison Duarte

Silvestre-de-Sousa2

Tags: ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE