Menu...

11 de dezembro de 2017

São Francisco do MA conclui Jornada Pedagógica com alternativas para salas multisseriadas e IDH


Hospital de Olhos

SALAS MULTISSERIADAS – A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, através da Secretaria de Educação, concluiu na tarde desta sexta-feira (24) a I Jornada Pedagógica, evento que, segundo a organização, visa discutir a solução dos problemas que mais afetam a Educação do município.

O secretário adjunto da Educação municipal, Odair Miranda, se mostrou confiante em relação à Jornada Pedagógica, principalmente em quanto à melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no município.

Ele considera que o primeiro passo é resolver problemas relacionados ao multisseriado e à formação profissional. Odair fala em nuclear escolas como alternativa. “Temos uma dificuldade considerável por conta da grande extensão do município. O multisseriado é um dos nossos problemas que vamos precisar resolver nucleando as escolas. Vamos também resgatar a formação dos profissionais para oferecermos um ensino de qualidade, e assim sairmos da última posição do IDH.”

O multisseriado, segundo o secretário de Educação, Francemilton Pacheco, é uma dificuldade com solução possível. Segundo ele, sem dúvida, a Jornada vai resultar em benefícios à Educação. Ele ratifica a fala do secretário adjunto.

“Os professores mostraram empenho. Com certeza vamos obter os benefícios com base nas discussões realizadas na Jornada. Debatemos nesses três dias a solução de problemas como as 27 salas multisseriadas que temos em nosso município. Comprovadamente não haveria melhora se continuasse como estava. Uma das alternativas debatidas será nuclear as escolas, mas temos que dar condições para que os alunos possam chegar às escolas.

A secretária de Assistência Social, Helainne Wiselle, assegura que a participação dos jovens franciscoenses em atividades esportivas pode colaborar paralelamente com a Educação do município.

“Estamos desenvolvendo o Centro de Convivência e Fortalecimento de Grupos onde vamos trabalhar com jovens, crianças, idosos e mulheres. A gente vai vendo nossas crianças cada vez mais com a mente ociosa. As práticas esportivas vão melhorar, sem dúvida, a conduta dos jovens em casa e em sala de aula”, afirmou.

O prefeito Adelbarto Santos fez o encerramento da programação. Ele menciona um ambiente favorável como forma de obter melhores resultados na Educação do município.

“A nossa intenção era realmente criar um ambiente favorável para começar as aulas com motivação. Nós quisemos contribuir de alguma forma com o conhecimento de vocês”, disse ele.

Como parte do encerramento da programação, a Secretaria de Assistência Social possibilitou apresentação das práticas esportivas que já estão sendo implantadas pela prefeitura aos jovens de São Francisco do Maranhão.

Dentre as apresentações houve demonstrações de Zumba – de Regeneração e Judô – da Associação Silveira de Amarante. Outra modalidade esportiva que em breve estará à disposição dos jovens é a capoeira, através do grupo ABRAC – de Regeneração.

Salas multisseriadas e IDH em discussão (Fotos: Denison Duarte)

Radar Financeira

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE