3:11 pm - sexta-feira novembro 22, 4830

Assistência Social e parceiros promovem festa do 3º aniversário de franciscoense com hidrocefalia

Edição e postagem: Denison Duarte, em 26-02-2017 20:02 | Última modificação: 27-02-2017 09:45
Hospital de Olhos

CRIANÇA COM HIDROCEFALIA – Cercada dos cuidados do pai e da mãe, a pequena Tálbata Ribeiro, 23, residente na comunidade Três Furos, na zona rural de São Francisco do Maranhão, comemorou neste sábado (25) o seu terceiro aniversário.

Tálbata Ribeiro, que passa a maior parte do dia dormindo em uma casa de taipa não revestida, teve o seu desenvolvimento comprometido desde o nascimento por uma hidrocefalia e meningocele. Ela não fala e pouco reconhece a mãe e o pai. A menina, segundo a família, nunca foi submetida a uma avaliação médica.

A mãe, Francisca Ribeiro da Silva – 23 anos, assegura que ficou feliz pela realização da festa da filha, e se emocionou com a ação da Assistência Social do Município. “Minha filha está fazendo três anos, e nunca tinha vindo alguém da prefeitura na minha casa. Hoje estou feliz com essa comemoração que ela está recebendo”.

A mãe lamenta o sofrimento da Tálbata Ribeiro, que nunca teve um atendimento médico para uma avaliação completa das suas condições de saúde. “O médico só viu minha filha quando ela nasceu. Eu não tenho condições de levá-la para um hospital em Teresina ou Timon”, disse.

Em conversa com o Somos Notícia, a secretária Helainne Wiselle se mostrou sensibilizada com as condições de vida da pequena Tálbata e assegurou à família o acompanhamento devido a ela. Segundo a mãe, a aniversariante tem um benefício do INSS, mas os gastos mensais ultrapassam a renda.

“Ela tem um benefício, mas é muito pouco. Minha filha usa seis pacotes de fraudas e seis latas de leite por mês, além de outros cuidados que temos que ter com ela”, reforçou Francisca Ribeiro ao assegurar que gasta R$ 40,00 com passagens para receber o benefício da filha em Amarante.

O pai de Talbata, Franco e Silva Ferreira Pereira – de 29 anos, trabalha com motosserra e, com a família, depende exclusivamente das diárias que faz. Todos residiam em Angical do Piauí, mas, após o nascimento de Tálbata, passaram a morar ao lado da avó materna, em Três Furos.

Em parceria com a Prefeitura municipal de São Francisco do Maranhão, através da Secretaria de Assistência Social, a panificadora Ágata e o vereador Francisco da Padaria se uniram e buscaram arrecadações de cestas básicas, brinquedos e roupas, além de terem levado o bolo e salgados para a festa. “Nós fomos pedir à população e o pessoal nos ajudou”, disse Helainne.

“Eu conversei com a mãe dela para levá-la a São Francisco nos próximos dias de atendimento para uma avaliação. Em seguida, vamos encaminhá-la a um neuropediatra para exames e uma análise do problema que ela tem a fim de vermos o que pode ser feito por ela”, encerrou a secretária.

A comemoração do aniversário contou com a participação e colaboração da secretária de Assistência Social do município, Helainne Wiselle, da secretária de Gabinete, Maria dos Passos, e de integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além do motorista Raimundo Nonato e do pastor Josival Cabral Sobrinho com sua esposa, Paula Almeida Cabral.

Criança com hidrocefalia | doações de colaboradores (Fotos: Denison Duarte e Helainne Wiselle)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE