3:11 pm - segunda-feira novembro 24, 1502

São Francisco do MA participa de campanha nacional no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Edição e postagem: Denison Duarte, em 23-03-2017 21:55 | Última modificação: 23-03-2017 22:46
Hospital de Olhos

COMBATE – A Prefeitura Municipal de São Francisco do Maranhão, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou na manhã desta quinta-feira (23) a Semana de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Trata-se de um projeto intitulado pela organização de “São Francisco Livre da Dengue”

A medida está em conformidade com as políticas intersetoriais do Governo Federal na prevenção e atenção aos casos, que exigem esforços do Poder Público e da sociedade no engajamento de cidadãos.

A nível nacional a campanha de combate ao mosquito da dengue, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), acontece de 20 a 24 de março.

O governo federal vem concentrando esforços para combater o agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a caminhada nesta quinta-feira (23) em conformidade com a programação do MDSA, de acordo com o Ofício Circular 1/2017 encaminhado ao município.

Em São Francisco do Maranhão, a secretária Helainne Weiselle deu largada à campanha com a participação da população. A parceria se estendeu às secretarias de Saúde e  Educação, além do Ministério Público – representado pelo promotor, Dr. Carlos Pinto.

“Nós mobilizamos os estudantes, trabalhadores e também a população em geral para esta ação de conscientização contra o mosquito. O mais importante é levar ao conhecimento de todos as formas de prevenção e proteção no âmbito municipal”, disse Helainne Weiselle.

O secretário de Saúde, Raimundo Neto, afirmou que a campanha vai intensificar os trabalhos contra a dengue. “Todas as residências e imóveis do município serão visitados pelos agentes de saúde e de Endemias. Haverá três classificações com bandeiras que terão cores específicas para cada residência: quem receber a bandeira verde (imóvel protegido) vai concorrer a brindes doados pela prefeitura; quem receber a bandeira amarela (imóvel com ambiente propício para desenvolvimento do mosquito) estará em condição de atenção; enquanto o dono do imóvel que receber a bandeira vermelha (imóvel com mosquito ou larva) vai estar em condição de perigo”, explicou.

A caminhada, com faixas, cartazes e distribuição de panfletos se transformou em um verdadeiro mutirão de limpeza de ruas e imóveis com coleta de lixo pelas vias do município. Caminhões e tratores estiveram em todo o percurso durante a ação para a coleta do lixo.

De acordo com a secretária, o trabalho ganhou relevância com a participação das equipes de Saúde e Assistência Social. “A mobilização foi geral. A secretaria de Saúde nos ajudou com seus profissionais, inclusive tivemos a participação da equipe da Força Estadual de Saúde e um representante do Ministério da Saúde – da regional de Timon”.

O prefeito Adelbarto Santos participou da abertura da campanha. Ele pontuou que a população precisa ser parceira em busca de uma saúde melhor.

“Uma parte importante desse combate é trazermos os alunos das escolas porque eles têm um transmissor de conhecimento. Esse dia não será perdido. Leve para a sua família a importância de combatermos a dengue”, afirmou Adelbarto Santos.

A concentração aconteceu em frente à prefeitura, onde também encerrou a caminhada com a realização de mini-gincanas, produção de faixas, informativos e palestras realizadas pelo promotor Paulo Pinto e por um médico da Força Estadual de Saúde.

De acordo com informações da organização, o encerramento da campanha acontece na sexta-feira, 31, completando nove dias de combate ao Aedes aegypti.

Caminhada de combate ao Aedes Aegypti | Fotos: Denison Duarte

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE