Menu...

14 de dezembro de 2017

Pescadores, prefeito de São Francisco do MA e deputado Júnior Verde buscam revitalizar Colônia


Hospital de Olhos

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, em reunião com os sócios da Colônia dos Pescadores, manifestou apoio à categoria quanto à regularização dos profissionais junto ao Governo Federal na obtenção do Registro Geral da Pesca (RGP).

Segundo o presidente da Colônia, Anselmo Nepomuceno, “a situação é a pior possível na entidade” pela falta de suporte aos profissionais da pesca. “Estamos em queda livre”, disse ele ao lamentar que a categoria não sabe mais o que fazer e nem a quem recorrer na esfera do Governo Federal. A falta de recursos junto à entidade é, segundo os pescadores, o maior problema da categoria.

“Nosso município é abençoado com dois rios, mas, infelizmente, nós não conseguimos trazer ainda o Registro Geral da Pesca (RGP) para a nossa Colônia de pescadores. Hoje nós somos 150 sócios, mas, em virtude do tempo de luta sem êxito, não conseguimos mais reunir os pescadores”, disse o presidente.

O prefeito Adelbarto Santos possibilitou um encontro entre os pescadores e o deputado Júnior Verde (PRB-MA), que esteve em São Francisco do Maranhão na manhã deste sábado (20) e ouviu atentamente as solicitações da categoria. A reunião do parlamentar com o prefeito e os franciscoenses aconteceu na sede da Colônia, próximo ao Mercado Público Municipal. Adelbarto Santos garantiu “acompanhar todo o processo e auxiliar na execução dos procedimentos necessários ao alcance dos objetivos”.

“O nosso olhar de gestor necessariamente é voltado a todos os grupos que têm objetivos comuns. Entendemos que a prefeitura sozinha não tem condição de dar conta de todas as necessidades”, disse ele.

“Nós nos comprometemos em viabilizar soluções. Abraçamos a causa dos pescadores porque temos uma população muito grande que depende da pesca. Nós queremos legalizar a Colônia para que os profissionais da pesca tenham acesso a programas exclusivos da categoria. Estamos agora dando um pontapé inicial”, completou o prefeito.

Ao deputado Júnior Verde foi entregue por Anselmo Nepomuceno a documentação comprobatória dos procedimentos já realizados na tentativa de legitimar a entidade junto à Secretaria Nacional da Pesca.

“Nós vamos superar as adversidades”, disse o deputado ao SOMOS NOTÍCIA. “Estou recebendo a documentação e vou fazer o encaminhamento ao governo federal, através da Secretaria Nacional da Pesca. Vamos encaminhar, e se for preciso vamos entrar com uma ação judicial porque é um direito dos pescadores”, completou.

Júnior Verde assegurou à Colônia que a resposta do governo federal, certamente, será breve. “Apesar dos esforços todos os pescadores ainda estão sem registro. Precisamos regularizar essa situação! O direito desses trabalhadores é legítimo. Eu não tenho dúvidas que brevemente vamos ter uma resposta com relação a esse entendimento que tivemos em São Francisco do Maranhão. Vamos fazer a nossa parte e esperar que o Governo Federal faça a parte dele.”

O presidente Anselmo Nepomuceno considerou que a colaboração do deputado será uma ação de grande valia para a categoria e irá definir novos rumos à vida profissional dos pescadores de São Francisco do Maranhão.

Colônia dos Pescadores de São Francisco do Maranhão | Fotos: Denison Duarte

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE