Menu...

18 de dezembro de 2017

120 dias de gestão: franciscoenses comemoram inaugurações nos 93 anos de São Francisco do MA


Hospital de Olhos

ANIVERSÁRIOSão Francisco do Maranhão completou nesta quarta-feira(10), 93 anos de emancipação política. A data foi comemorada pela população e pela administração do município durante todo o dia com atos solenes de inaugurações, fruto das ações da gestão do prefeito Adelbarto Santos.

Pela manhã, uma missa foi celebrada pelo padre Romão Batista na Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco do Maranhão. Com o gestor estavam secretários, assessores, vereadores e moradores franciscoenses.

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, e o de Lagoa do Mato, Alex Duarte, participaram da celebração, que teve início por volta das 9h30. Participou do momento solene o secretário de Cultura de Amarante, Ronaldo Brandão.

Na Igreja, Adelbarto Santos afirmou em um rápido discurso que o “objetivo da administração é contribuir para que, de fato, a vida do franciscoense melhore, sempre pensando no todo, pensando na cidade”.

Em seguida, por volta das 11h, ao som da banda Nova Euterpe de Amarante, aconteceu a inauguração da biblioteca municipal, ocasião em que o gestor exaltou a importância da parceria com o governo de Flávio Dino na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Francisco do Maranhão.

Ao todo foram conseguidas pelo município, cinco bibliotecas com mais de 200 livros, cada. Segundo o prefeito, a conquista foi obtida por meio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar. Adelbarto assegura que “as bibliotecas são parte de um conjunto de ações resultantes da parceria com o governo do estado”.

“As bibliotecas vão dar um passo significativo à nossa Educação. Nós entendemos que a leitura dos nossos alunos está muito atrasada, pois nós temos alunos no 4º e no 5º ano que não sabem ler e não têm noção de escrita. As cinco bibliotecas nós vamos distribuir nos polos educacionais”, disse ele.

O prefeito de Amarante enalteceu a gestão de Adelbarto Santos, e se colocou como parceiro no desenvolvimento de São Francisco do Maranhão. Diego Teixeira afirmou ser importante a iniciativa do gestor franciscoense para o desenvolvimento da leitura na zona rural.

“A inauguração dessas bibliotecas deixa o povo contente, e elas são muito importantes. Todo gestor precisa deixar de olhar só para a cidade. Adelbarto Santos está inovando, pois a administração está mais próxima da população, tanto na cidade quanto na zona rural. Vejo e sinto o seu empenho em fazer o melhor para São Francisco. A gente fica contente em saber que o povo está feliz com essas mudanças”, disse ele.

Em entrevista ao Somos Notícia, Diego Teixeira disse ainda que a parceria é necessária entre Amarante e São Fancisco do Maranhão para desenvolver a região. “A gente quer que a nossa região desenvolva, melhorando na Saúde, Educação e em todos os aspectos, principalmente na geração e emprego e renda, e isso será possível com nossa parceria”.

Ainda no momento solene de inauguração, Adelbarto Santos fez a entrega simbólica de 100 tablets a professores de escolas municipais e entregou simbolicamente fardamento escolar a alunos da Rede Municipal de Ensino.

A representante da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Simone Silva, afirmou ao Somos Notícia que o foco do governo é o avanço dos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio da leitura.

“Nós estamos trabalhando para melhorar o município com a leitura e com o conhecimento de crianças e jovens do município. Nessa conquista há a participação direta do secretário estadual Adelmo Soares. É uma ação que vai contemplar a todos em São Francisco e nos municípios com baixo IDH. As bibliotecas contêm livros de história, educação, agricultura, projovem, vestibulandos, dentre outros. Estamos no governo do estado em parceria com o município para melhorar a educação local”, disse ela.

Durante os discursos, em frente à prefeitura, pouco depois das 11h, Adelbarto Santos apresentou a Guarda Noturna Municipal, implantada no aniversário da cidade. Ele falou da importância da segurança no município. “Nós queremos promover a segurança da nossa população. Com esse conjunto de ações, nós da administração estamos construindo um São Francisco melhor e mais seguro rumo a um novo tempo.”

A secretária de Assistência Social, Helainne Wiselle, além de manifestar satisfação com as inaugurações, falou com otimismo sobre futuras ações do governo. “São 120 dias de governo. Estamos apenas iniciando a gestão. Vamos ao longo dos anos, trazer ações de infraestrutura e de transformação social. O município vai ter também emprego e renda à população.”

O vice-prefeito Júnior Furreca disse que o momento é de comemoração pelas conquistas obtidas em 120 dias de administração. Ele garante que o objetivo é provocar mudanças consideráveis no município.

“O que nós propusemos (na campanha eleitoral) foram 65 propostas de desenvolvimento de São Francisco. Já temos várias ações feitas em 120 dias de governo. Vamos procurar, nesses quatro anos de mandato, mudar a cara do nosso lugar indo a Brasília, a São Luís e fazendo parcerias para que mais ações cheguem à nossa cidade. Até o final da gestão teremos um lugar melhor para o franciscoense”, afirmou Furreca.

O prefeito Adelbarto Santos afirmou que o momento é de satisfação e de reflexão sobre as melhorias já realizadas no município nos primeiros 120 diasd= de gestão.

“Estamos satisfeitos com essa fase inicial do nosso governo. O sucesso da semana cultural veio para coroar o início dos trabalhos que a gente está fazendo e veio também para coroar o aniversário da nossa cidade. Essas inaugurações foram um conjunto de ações necessárias, mas vamos continuar atuando firmes na melhoria de vida dos franciscoenses”, disse o gestor.

Ainda, como parte das inaugurações, o estádio Vicente Zumba foi entregue também à população, através da Secretaria de Esportes, que tem à frente o secretário Zé Borges. O estádio sediou a final do campeonato ‘Dia 10 de Maio’ na ocasião das comemorações dos 93 anos da cidade.

No hospital municipal de São Francisco, Dr. Luiz Gonzaga Martins, foram inauguradas uma sala de parto, uma sala de Raios X, e também a reforma do prédio. O momento solene contou com a participação do secretário de Saúde, Raimundo Neto, da diretora Ana Mary, do prefeito Adelbarto Santos e de assessores da administração atual.

À noite, por volta das 21h, houve shows na avenida principal com Flávio Maranhão, Os meninos de Barão e Romim Matta.

Atos solenes no aniversário de São Francisco do MA | Fotos: Denison Duarte

Inaugurações no Hospital Dr. Luiz Gonzaga Martins | Fotos abaixo: Vando Clepi


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE