AMARANTE

POLÍTICA

Limma quer instituir a Semana Paulo Freire no calendário oficial de eventos do Piauí

Avatar

Publicado em

POLÍTICA


Um Projeto de Lei do deputado estadual Francisco Limma (PT) institui no calendário de eventos do Estado do Piauí a Semana Paulo Freire, a ser realizada todos os anos no período de 12 a 19 de setembro com debates, palestras, oficinas, simpósios, seminários e exposições culturais e artísticas a serem realizadas nas escolas de nível básico, médio e superior.

Pela proposta fica instituída também a Medalha Paulo Freire a ser concedida a personalidades e instituições que se destacarem na promoção da educação e do conhecimento. A comissão organizadora será presidida por um representante da Secretaria de Educação e terá participação de membros da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), do Instituto Federal de Educação (IFPI) e dois representantes de entidades vinculadas à educação.

“Paulo Freire, que nos legou obras que revolucionaram o mundo, a concepção da educação como o clássico “Pedagogia do oprimido, deixou-nos nos últimos tempos obras como  “A pedagogia da autonomia” e até um inédito “Cartas pedagógicas”, diz Limma, acrescentando que o filósofo e educador pernambucano, nascido em 19 de setembro de 1921 e que morreu em 02 de maio de 1997, é um dos pensadores brasileiros mais citados no mundo em trabalhos acadêmicos.

Leia Também:  Dep. Fábio Xavier empossa Neumária Cordeiro, nova presidente do PR no Médio Parnaíba; veja!

“Ele nos fez compreender a educação como um instrumento libertador das opressões. Seus ensinamentos fizeram-nos ver que a pedagogia nasce da vivência concreta do educando, de suas características individuais e sociais, do ser subjetivo que pela educação libertadora toma consciência do ser e do saber. Que através dessa trajetória aprende que a educação é um ato político por essência e excelência, Mas tomado no convívio amoroso, solidário e totalmente receptivo ao outro”, frisa o parlamentar.

Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Henrique Pires visita terrenos onde devem ser construídos novos hospitais

Avatar

Publicados

em


O deputado estadual Henrique Pires (MDB) e o prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, estiveram na manhã de terça-feira (13) visitando uma área na zona Sul da capital onde deverão ser construído os hospitais da mulher e do idoso, duas propostas de campanha do prefeito e que foram incorporadas pelo parlamentar na condição de engenheiro.

O terreno fica localizado na zona Sul, perto da Avenida Getúlio Vargas, o que facilita o acesso ao Hospital de Urgência de Teresina. “Eu andei em cinco capitais vendo as experiências que foram feitas nos vários estados. A de Pernambuco foi a que achei melhor e estamos nos baseando nesse exemplo para construir a partir desse ano para o ano que vem o Hospital do Idoso e o Hospital da Mulher”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

Henrique Pires explicou que visitava o local não apenas como deputado, mas também como engenheiro, como uma pessoa que deixou portas abertas em Brasília enquanto presidiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e que tem diversos amigos em posições importantes na capital federal capazes de ajudar na liberação de recursos para Teresina.

“Com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nós vamos conseguir ainda este ano liberar os recursos para essas obras fundamentais para nossa Teresina. Vamos lançar o edital nos próximos meses”, previu o deputado.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, eligiou o local escolhido para as obras. “É o cruzamento de avenidas e BRs, onde os deslocamentos acontecem mais rapidamente. E tem a importância de ser próximo ao HUT, o que é um ponto de referência hospitalar ficando próximo é muito melhor”, referenciou.

O superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Saúde do Estado, Alderico Tavares, também presente na visita, afirmou que serão 150 leitos para o atendimento a mulheres, o que vai ajudar muito pois a única referência em Teresina é a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que tem mais de 40 anos, e uma nova maternidade só deverá ser entregue no final do ano.

Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ex-prefeito do PI é afastado do partido após admitir em convenção que roubou quando era gestor
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA