AMARANTE

POLÍTICA

Limma culpa a política econômica do governo federal pela fome no Brasil

Publicado em

POLÍTICA


O deputado Francisco Limma (PT) criticou a política econômica do Governo Federal na sessão plenária desta quarta-feira(20) e disse que milhões de brasileiros estão passando fome no país. O orador afirmou que estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o número de pessoas abaixo da linha da pobreza triplicou e chega a 27 milhões atualmente.

Francisco Lima declarou que vêm sendo registradas cenas que mostram a situação causada pela fome, como a que ocorreu em um açougue de Cuiabá, capital do Mato Grosso do Sul, onde dezenas de pessoas foram em busca de ossos para alimentar seus filhos.

O orador acrescentou que milhares de pessoas acordam todos os dias sem saber o que vão comer naquele dia, assinalando que os preços do arroz e do feijão subiram consideravelmente nos últimos anos. E frisou que é grande o número de pessoas que se alimentam com grãos de segunda e terceira categorias.

O parlamentar do PT responsabilizou a política econômica do presidente Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo aumento do desemprego, da queda na renda dos trabalhadores e pelo aumento da fome no país. “Trata-se de uma falta de seriedade e de respeito da dupla Bolsoguedes”, afirmou.

Leia Também:  Progressistas se consolida como o maior partido do Piauí com a filiação do prefeito de Luís Correia

ELITE – Em aparte, o deputado Cícero Magalhães (PT) disse que o Governo Jair Bolsonaro trabalha em benefício da elite atrasada do Brasil, fazendo com que milhões de pessoas passem fome como as que, segundo ele, recorreram a um carro de lixo para levar comida para suas casas.

O parlamentar acusou Jair Bolsonaro de ser um presidente desalmado e criticou seus filhos que usaram dinheiro público em recente viagem a Dubai, nos Emirados Árabes, quando um deles posou para uma fotografia vestido de sheik.

Francisco Lima afirmou que o aumento do desemprego afetou, principalmente, os mais pobres e que mais de três milhões de pessoas aguardam algum benefício social no país, como a inclusão no Programa Bolsa Família ou obtenção de aposentadoria e pensão da Previdência Social.

O deputado petista acrescentou que os estudos indicam que, desde o final de 2019, a renda dos brasileiros teve uma redução de 9,4% e acusou o presidente Jair Bolsonaro de tentar de forma leviana desviar a atenção da população da realidade do país que enfrenta uma inflação nas alturas, economia em ruína e desemprego crescente.

Leia Também:  Dilma e Aécio partem para ataques generalizados e têm duelo mais agressivo da campanha

J. Barros – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Teresa Britto apresenta emendas destinando mais recursos para coordenadorias estaduais

Publicados

em


A deputada Teresa Britto (PV) anunciou, no espaço dos dois minutos da sessão plenária desta terça-feira (30), que apresentou emendas ao Projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2022 (PLOA/22) destinando mais recursos para as Coordenadorias Estaduais de Políticas para Mulheres e da Juventude e para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Teresa Britto disse que, se as emendas forem aprovadas, as Coordenadorias das Mulheres e da Juventude receberão R$ 1 milhão a mais cada uma no orçamento do próximo ano, enquanto a Uespi terá R$ 3,5 milhões a mais. Ela afirmou que apresentou emendas destinando recursos para hospitais regionais, como os de Santa Filomena e Itainopolis.

AGRADECIMENTO – O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) agradeceu ao governador Wellington Dias pela sanção de quatro leis de sua autoria, incluindo as que tratam sobre a criação do Sistema de Trilhas Ecológicas do Piauí e que institui o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental.

Gessivaldo Isaías registrou ainda que apresentou na Comissão de Constituição e Justiça parecer favorável ao Projeto de Lei do deputado Coronel Carlos Augusto (PL) que define como teto remuneratório dos oficiais da Polícia Militar do Piauí o subsídio dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí.

Leia Também:  Dilma e Aécio partem para ataques generalizados e têm duelo mais agressivo da campanha

EXPOSIÇÃO – O deputado João Madison (MDB) convidou a população para comparecer à Expoapi (Exposição Feira Agropecuária de Teresina) que será realizada entre os dias 5 e 12 deste mês, no Parque de Exposição Dirceu Mendes Arcoverde.

João Mádison disse que será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso à Expoapi e que haverá uma equipe técnica no Parque de Exposições para aplicar a vacina nas pessoas que tenham recebido apenas a primeira dose.

FILIAÇÃO – Ao falar no tempo destinado aos pequenos informes, o deputado Dr. Hélio (PL) garantiu que o Partido Liberal no Piauí continuará apoiando o governador Wellington Dias e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do próximo ano, apesar da filiação à agremiação do presidente Jair Bolsonaro que ocorreu hoje em Brasília.

J. Barros – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA