BRASIL
Justiça e USP assinam convênio para pesquisar mortes violentas
BRASIL

Um convênio assinado entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) possibilitará, por meio de autópsias, o desenvolvimento de pesquisas sobre a detecção do uso de álcool e drogas ilícitas entre as vítimas de mortes violentas.
Ao todo, R$ 5,2 milhões serão disponibilizados por meio de financiamento para a aquisição de novos equipamentos. As autópsias serão feitas nos institutos médicos legais de Vitória (ES), Goiânia (GO), Recife (PE), Belém (PA) e Curitiba (PR), além de outras quatro cidades localizadas em algumas dessas regiões metropolitanas – Ananindeua (PA), Paulista (PE), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).
Segundo o Ministério da Justiça, “a pesquisa tem o objetivo de aprimorar o monitoramento de mortes relacionadas ao consumo de álcool e drogas no país e será uma importante ferramenta para programas nacionais de prevenção e controle de óbitos, tal como o projeto Drogômetro, que prevê a implementação de tecnologias para detecção do uso de drogas por parte de condutores de veículos”.
Políticas públicas
Em nota, o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Gustavo Camilo Baptista, disse que a parceria será relevante para subsidiar políticas públicas sobre drogas baseadas em evidências.
“Em pesquisa anterior da própria USP, soubemos que 25% das vítimas fatais de acidente de trânsito na cidade de São Paulo tinham feito uso imediato de drogas antes da ocorrência no período estudado, e apenas 18% uso de álcool. Ao se entender estas correlações, podemos fazer desenhos mais adequados de programas e projetos que consigam diminuir estes indicadores “, afirmou.
O estudo será coordenado na USP pela professora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina, Vilma Leyton; e pelo professor do Departamento de Medicina Preventiva, Heráclito Barbosa de Carvalho.
Edição: Kleber Sampaio

BRASIL
Governo Federal envia 93 mil kts com medicamentos a 69 hospitais no Sul do país

O Governo Federal, por meio do Comando Millitar do Sul, fez o envio de 93 mil kits contendo medicamentos para atender pacientes que estão internados no Sul do país.
O tenente Fábio Almeida, do Comando Militar do Sul, disse que a ação vai beneficiar 69 hospitais em 52 municípios gaúchos, que vão atender pacientes que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva devido a Covid-19.
De acordo com o Comando Militar do Sul, este é o maior número de medicamentos já transportados pelo comando desde o início da pandemia.
-
POLÍCIA5 dias atrás
Nota de Pesar: 3º Sargento Marlon Alves de Sousa
-
Notícias de Amarante5 dias atrás
Rodrigo Miranda é o novo agente de Saúde do Quilombo Mimbó
-
Notícias de Amarante7 dias atrás
Polícia realiza apreensões em rondas nos bairros de Amarante na Semana Santa
-
Notícias de Amarante3 dias atrás
Família se recusa internar paciente em Amarante após exame da Covid-19; hospital emite nota
-
Notícias de Amarante5 dias atrás
CRC Segurança captura menor e evita arrombamento a loja no Centro de Amarante
-
PIAUÍ4 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto em Teresina
-
POLÍTICA5 dias atrás
Nota de Pesar
-
ECONOMIA5 dias atrás
Agência Brasil explica: nova rodada do auxílio emergencial
Você precisa estar logado para postar um comentário Login