Jeane Andrade Silva Sousa, de 23 anos, é um dos novos talentos de Amarante a se revelar na arte do desenho e da pintura. Em meio a uma crise depressiva, ela encontrou no talento a oportunidade que precisava para se recuperar do problema de saúde.
Atualmente residindo em Regeneração, a jovem artista é natural da comunidade Pé da Serra, zona rural de Amarante, “de família simples e humilde”.
Há 10 anos, ela começou a desenhar apenas como passatempo, mas foi levada a desistir em 2019 em razão das condições de saúde. “Diante de tudo que estava passando (depressão) decidi desistir da área artística”, disse a jovem.
Um incentivo, segundo ela, lhe abriu as oportunidades que precisava para levar à frente a vida de artista, agora como profissional.
“Ao fazer o meu último desenho porque estava desistindo da arte, um rapaz (de nome não informado) gostou do meu trabalho e disse que eu deveria seguir profissionalmente. Ele me incentivou e hoje participo de grupos com outros desenhistas que fazem duelos entre si e trocam dicas, onde um ajuda o outro no seu desenvolvimento”, completou.
Jeane Andrade, que faz desenhos e pinturas de rostos em tela, se reencontrou na arte com o apoio da família. “Comecei a usar a minha arte para me ajudar nas minhas crises e a superar a depressão. Hoje busco ter reconhecimento e utilizo a arte do semi-realismo e do realismo profissionalmente e para prestar homenagens a outras pessoas”, finalizou.
Fotos: Jeane Andrade