Menu...

18 de junho de 2018

Mais de 430 mortos em onda de calor na Índia


Hospital de Olhos

Mais de 430 pessoas morreram em dois estados indianos devido a uma onda de calor que já dura dias e trouxe temperaturas que beiram os 50 graus – informaram as autoridades nesta segunda-feira.

As autoridades alertaram que o número de mortos deve aumentar, já que os dados ainda estão sendo coletados em algumas partes do estado de Telangana, no sul do país, e sem fim à vista para as condições ardentes.

Grandes partes da Índia, incluindo a capital Nova Délhi, enfrentaram dias de calor sufocante, provocando temores de cortes de energia. Mas as temperaturas mais elevadas foram registradas em Telangana e no estado vizinho de Andhra Pradesh.

As autoridades de Andhra Pradesh estão pedindo aos trabalhadores que não passem longas horas no calor do dia, depois que 246 pessoas morreram em virtude das altas temperaturas na semana passada.

“A maioria das vítimas são pessoas que foram expostas ao sol diretamente, geralmente com idades entre 50 ou mais, vindas das classes trabalhadoras”, disse à AFP P. Tulsi Rani, comissário especial do departamento de gestão de desastres de Andhra Pradesh.

Rani disse que, embora as mortes tenham começado a ocorrer na segunda-feira da semana passada, o número de casos aumentou exponencialmente no final da semana, após dias de calor abrasador.

“Estamos pedindo que as pessoas tomem precauções como usar guarda-chuvas, bonés, que bebam uma enorme quantidade de líquidos, como água e soro de leite coalhado, e usem roupas de algodão”, explicou.

Outras 188 pessoas morreram em Telangana, principalmente a partir de meados da semana passada, embora os números ainda estejam sendo confirmados e provavelmente subam – afirmou à AFP D. Vani, funcionário do departamento de gestão de desastres do estado.

Centenas de pessoas, a maioria das camadas mais pobres da sociedade, morrem no auge do verão a cada ano em todo o país, enquanto dezenas de milhares sofrem cortes de energia devido a uma rede elétrica sobrecarregada.

“O tipo de onda de calor que estamos vendo agora é um pouco mais intensa do que o normal. As temperaturas aqui quase chegaram aos 48-49 graus Celsius”, disse B. R. Meena, principal secretário de receitas para Telangana.

Fonte: Yahoo

Tags: , ,

Comente aqui

neque. mattis ipsum consequat. commodo felis venenatis tempus ipsum