3:11 pm - domingo novembro 24, 7269

Fragmentos de foguete lunar caem sobre povoado

Edição e postagem: Leomar Duarte, em 03-12-2013 14:20 | Última modificação: 03-12-2013 14:20
Hospital de Olhos

Fragmentos do foguete que transporta o primeiro veículo chinês de exploração lunar caíram sobre um povoado situado a mil quilômetros do local do lançamento, e causaram danos em duas casas, indicou a imprensa local nesta terça-feira (3).

O incidente, nove minutos depois do lançamento da missão Chang’e-3, na madrugada de segunda-feira (2), ocorreu no distrito de Suining, na província central de Hunan. Ela já sofreu incidentes deste tipo outras vinte vezes, segundo o Xiaoxiang Morning Post.

“Três vigas caíram do teto em nossa casa, e temos um buraco enorme no celeiro”, declarou ao jornal um residente local.

Em uma foto era possível ver um vizinho observando surpreso a forma curvada do que parecia ser o cone de um foguete, debaixo do telhado esburacado de sua casa.

As autoridades deram aos atingidos 10.800 iuanes (1.800 dólares) e 5.200 iuanes como modo de compensação, de acordo com o jornal. O incidente não deixou feridos.

O foguete foi lançado à 01h30 de segunda-feira (15h30 de Brasília de domingo) do centro de lançamento de satélites de Xichang, no sudoeste da China.

O foguete leva em seu interior o “Coelho de Jade”, um veículo de exploração lunar controlado à distância, que forma parte do ambicioso programa espacial chinês.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE