Press "Enter" to skip to content

Amarante inaugura sala do Núcleo de Cidadania de Adolescentes para impulsionar ações do Selo UNICEF 2025

O município de Amarante reafirmou seu compromisso com as ações do Selo UNICEF edição 2025 ao inaugurar oficialmente nesta quinta-feira (27) a nova sala do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca). O espaço, que serve como uma sala de convivência dedicada a jovens e adolescentes, foi aberto com o objetivo de fortalecer a participação cidadã e o protagonismo juvenil no município. A solenidade contou com a presença de secretários municipais, lideranças locais e alunos da escola Antônio Gramoza.

Anunciantes Somos Noticia

A Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Sheila Regina, falou sobre a inauguração e sobre o papel do Nuca no município. “O Nuca chega como um espaço de participação, criatividade e protagonismo juvenil. É um ambiente onde nossos adolescentes poderão aprender, propor e transformar suas realidades.”

A abertura da sala do Nuca em Amarante é vista como uma etapa crucial na luta da gestão para alcançar o Selo UNICEF. “O Nuca é um espaço onde nossos jovens têm voz, participam e desenvolvem ações que fortalecem direitos e transformam a comunidade,” destacou Jaqueline, a jovem que ficará à frente da organização do Nuca no município.

Políticas Públicas e Equidade Racial

A iniciativa vai além do apoio ao protagonismo juvenil. O novo espaço busca fortalecer os direitos da criança e do adolescente e está alinhado à construção de políticas públicas que garantam a equidade no município.

A professora Marcieva Moreira, que também é líder da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), destacou a importância da mobilização para trazer uma gestão mais participativa. A intenção é que o Núcleo de Cidadania de Adolescentes em Amarante inclua todos que têm sua diversidade, especialmente a população afrodescendente e os povos tradicionais.

“A função, na verdade, o objetivo dessa entidade é incluir todos, todos aqueles que têm a sua diversidade, a sua particularidade inseridas no contexto do município de Amarante”, disse Marcieva.

A nova sala de convivência deve funcionar como um ambiente preparado para diálogo e criatividade, estimulando os jovens a dar ideias e sugestões de como o município pode participar mais ativamente das ações. As autoridades expressaram o desejo de que a sala seja utilizada para a formulação de “bons planos e boas ações sociais”.

Secretários como José Wilson, de Infraestrutura, e Dácio Martins, de Administração, receberam os agradecimentos pelo suporte dado à inauguração deste espaço fundamental para as ações Selo UNICEF 2025 Amarante.

Durante a inauguração da sala, Nilda Soares, presidente do Quilombo Periperi, declarou: “Gente, para nós, enquanto conselho, enquanto comunidade quilombola, enquanto população preta, a gente tem uma satisfação em ter o núcleo instalado no nosso município.”

O secretário Josineide Amorim disse aos presentes que “a gestão sempre teve uma preocupação com as crianças e com os adolescentes, sempre procurando melhorias cada vez mais para os nossos jovens. Então nessa etapa eu trago a expectativa de que,com certeza, Deus vai abençoar e nós vamos conseguir”.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
0Shares

Be First to Comment

Deixe um comentário

Mission News Theme by Compete Themes.