AMARANTE

BRASIL

Hoje é dia: empresa de computadores Apple foi inaugurada há 45 anos

Avatar

Publicado em

BRASIL


A semana entre 28 de março e 3 de abril abre espaço para celebrar os profissionais que trabalham com a formatação do texto. No dia 28 de março, comemoram-se o Dia do Diagramador e o Dia do Revisor. Em 2013, a TV Brasil homenageou Antônio Gabriel Nássara, jornalista, compositor e ilustrador. Conforme reportado pelo programa Musicograma, Nássara era curioso e criativo e, paralela à carreira musical, teve uma trajetória brilhante no jornalismo gráfico. Ilustrador, diagramador, ele trabalhou em O Globo, dois anos após a fundação do jornal.

Confira a lista de datas da semana aqui

Confira todas as efemérides de março de 2021 aqui

Também foi responsável pela modernização gráfica em A Noite, A Hora, A Nação, Careta, O Cruzeiro, Última Hora e O Pasquim, este nos anos 60. Assista:

No dia 1º de abril, foi fundada a empresa de tecnologia Apple Computer. Marcada pelo símbolo de uma maçã, teve na vanguarda Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. Faz 45 anos que a empresa contribuiu para mudar os hábitos gráficos e estéticos dos computadores pessoais comercializados desde então.

Mas se engana quem pensa que a Apple trouxe o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido. No dia 3 de abril de 1981, a Osborne Computer Corporation, nome pouco conhecido nos dias atuais, trouxe o Osborne 1, o primeiro computador pessoal (PC, do inglês personal computer) famoso no mercado. Na época, pesava mais de 10kg.

Leia também:

História Hoje: Primeiro computador brasileiro foi criado na USP há 46 anos

Nos trilhos da modernidade, Brasília ainda é considerada uma cidade jovem. Mas o metrô da cidade sessentona foi inaugurado há apenas 20 anos, no dia 31 de março de 2001. Apesar da circulação só ter começado naquele ano, já haviam estações em testes na metade da década de 1990. Entenda como funciona a logística de transporte em Brasília nesta matéria da Agência Brasil. 

Leia Também:  Caseiro morre eletrocutado no interior do Piauí

Nascimento das personalidades

Cada semana a Agência Brasil costuma destacar alguns nascimentos de personalidades brasileiras. Neste começo de abril, a lista é grande. Entre eles, o nascimento do cantor de música sertaneja paulista José Marciano (70 anos), dupla de João Mineiro, que fez sucesso nacional e ficou conhecido como “O Inimitável”.

Na sequência, vamos ao rock como o nascimento do filho de Eduardo Suplicy. Ele mesmo, Eduardo Smith de Vasconcellos Suplicy, o “jovem” Supla e seus 55 anos. Também no dia 2 nasceu Dener Augusto de Sousa, o habilidoso meio-campista completaria 50 anos se estivesse vivo. Ele morreu após um trágico acidente de carro, que bateu em uma árvore na Lagoa de Freitas, no Rio de Janeiro.

No dia seguinte (3), o professor, músico, compositor, arranjador e pianista fluminense Luiz Eça completaria 85 anos. Nesse mesmo dia, comemora-se o centenário da escritora, atriz e dramaturga mineira Maria Clara Machado. O De Lá Pra Cá, da TV Brasiljá homenageou a maior autora do teatro infantil brasileiro. O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, também exibe neste domingo (28) um programa especial a autora de vários clássicos da dramaturgia nacional. Além das peças que escreveu, ela se destacou como atriz, diretor, produtora e professora de artes dramáticas. 

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (28 de março a 3 de abril de 2021):

28 de março a 3 de abril de 2021
28

Dia do Diagramador

Dia do Revisor

Estreia do programa Puxa o Fole, na Rádio Nacional AM RJ (11 anos) – dedicado ao forró

Leia Também:  Enem 2013: MEC promete enviar a escolas relatório sobre desempenho de alunos
30

Nascimento do cantor e compositor fluminense Jorge Gomes Pessanha, o Jorginho Pessanha (90 anos)

Nascimento do músico fluminense Felipe de Nóbrega Ribeiro, o Bi Ribeiro (60 anos) – baixista da banda Paralamas do Sucesso

31

Nascimento do compositor e instrumentista fluminense Luis Reis (95 anos)

Estreia da Sinfonia nº 1, de Robert Schumann, em Leipizig (180 anos)

Inauguração do Metrô de Brasília (20 anos)

1

Nascimento do cantor de música sertaneja paulista José Marciano (70 anos) – em dupla com João Mineiro, fez sucesso nacional e ficou conhecido como O Inimitável

Fundação da empresa de tecnologia Apple Computer Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne (45 anos)

Dia da Mentira

2

Nascimento do músico paulista Eduardo Smith de Vasconcellos Suplicy, o Supla (55 anos)

Nascimento do ex-jogador paulista de futebol Dener Augusto de Sousa (50 anos)

Dia Mundial de Conscientização do Autismo – comemoração internacional aprovada pela ONU na Resolução Nº 62/139 de 18 de dezembro de 2007

Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil – data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805

Fundação do Guarani Futebol Clube (110 anos)

3

Nascimento da escritora, atriz e dramaturga mineira Maria Clara Machado (100 anos)

Nascimento do professor, músico, compositor, arranjador e pianista fluminense Luiz Eça (85 anos)

Lançamento do microcomputador modelo Osborne 1 pela Osborne Computer Corporation (40 anos) – foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

BRASIL

Governo Federal envia 93 mil kts com medicamentos a 69 hospitais no Sul do país

Avatar

Publicados

em

O Governo Federal, por meio do Comando Millitar do Sul, fez o envio de 93 mil kits contendo medicamentos para atender pacientes que estão internados no Sul do país.

O tenente Fábio Almeida, do Comando Militar do Sul, disse que a ação vai beneficiar 69 hospitais em 52 municípios gaúchos, que vão atender pacientes que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva devido a Covid-19.

De acordo com o Comando Militar do Sul, este é o maior número de medicamentos já transportados pelo comando desde o início da pandemia.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Natal: Inmetro orienta consumidor para compras seguras e de qualidade
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA