AMARANTE

PIAUÍ

Heda reforça capacitação de profissionais que atuam no enfrentamento à Covid-19

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, é a principal referência na macro região litorânea para atendimento da população acometia pela Covid-19. Os serviços prestados pela unidade desde o início da pandemia são essenciais para salvar vidas e, atualmente, mesmo com as altas taxas de ocupação de leitos que atingem todos os hospitais da rede estadual e do Brasil como um todo, a unidade vem apresentando bons resultados na prestação de serviços para a comunidade.

A unidade teve ampliação tanto em leitos de unidade de terapia intensiva, onde o hospital saiu de 10 leitos de UTI para 28 leitos de terapia intensiva, como  de leitos clínicos, onde a unidade saiu de 19 para 59.

Leitos UTI Coronavírus no Heda Parnaíba (Arquivo Ascom Sesapi)

Recentemente, seguindo as orientações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), a diretoria da unidade, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem tomando medidas para atender a demandas do conselho.

A diretora da unidade, Marisa Corrêa, explica que sobre o dimensionamento de Enfermagem de forma inadequada buscou-se um diálogo com o município para divisão de responsabilidades referentes à demanda, no entanto, não houve correspondência no sentido de abrir outro serviço.

Leia Também:  Populares tentam linchar homem que atropela e mata Mulher em barraco

“Nós já estamos contratando e capacitando profissionais para atender as necessidades da escala de trabalho. Em relação aos repousos, os pontos apontados pela fiscalização do conselho já estão sendo resolvidos, ponto constatado pela própria fiscalização ao observar obras no setor para ampliar e atender as necessidades da equipe”, disse a diretora.

Os profissionais que atuam no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde são acompanhados e assistidos pelo Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS). “O NAS é composto por uma equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, psicólogo e psiquiatra, que vem prestando assistência de qualidade para nossos profissionais. Eles acompanham, monitoram e cuidam da nossa equipe e vêm realizando um trabalho com êxito durante essa pandemia, felizmente nenhum dos nossos profissionais faleceu em decorrência da Covid-19”, explicou Marisa Corrêa.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

PIAUÍ

Secretária do Meio Ambiente realiza live de apresentação do ICMS Ecológico 2021

Avatar

Publicados

em


A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, apresentou, nesta segunda-feira (12), por meio de uma live, o ICMS Ecológico 2021. O evento contou com a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara; da coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do procurador chefe do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lívio Bonfim.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, explicou Sádia Castro.

Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir apenas três critérios, ele receberá o selo C”, informou a secretária.

Leia Também:  PRF apreende carga contrabandeada de cigarros avaliada em quase R$ 2 milhões, neste domingo

De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.

A live foi vista por 186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, o vídeo continua disponível no canal do Youtube da Semar, e o e-mail [email protected] está disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA