AMARANTE

em andamento

Governo executa obras e implementa melhorias nos hospitais da rede estadual

Avatar

Publicado em

PIAUÍ

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está com quatro obras em andamento nas unidades de saúde do Piauí, mesmo com todo o cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. São elas, a obra de construção da Nova Maternidade; Novo Hospital de Picos; reforma do Hospital Infantil Lucídio Portela e do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina.

A Nova Maternidade de Teresina entra no primeiro quadrimestre de 2021 com 55% da obra concluída. Localizada na zona leste da capital, a nova unidade de saúde terá 286 leitos, 115 desses destinados à terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, a nova maternidade vai ter 45 leitos de cuidados intermediários e 20 leitos intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, que permite que a mãe fique mais próxima do filho.

A obra vai desafogar as atuais maternidades do Piauí, com estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco, além de receber o maior investimento em um equipamento de saúde pública dos últimos anos no estado.

Leia Também:  Governo e Prefeitura assinam termo para nova ponte em Teresina

O novo Hospital de Picos contará com uma estrutura moderna de 152 leitos de internação, 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI adulto, cinco salas de cirurgia de alta complexidade, central de processamento de resíduos, quatro salas de parto normal, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca. O centro de referência médica terá leitos para tratamento da Covid-19 e funcionará como hospital-escola.

Já o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP) será a primeira Unidade Respiratória de Tratamento Intensivo do Estado do Piauí. Já foram reformadas duas UTIs, setor de pressão negativa e foi feito um prédio anexo para abrigar todos os setores administrativos do hospital, que saíram do prédio principal. As enfermarias antigas vão passar também por reforma. Ao final dos serviços, serão 30 leitos de UTI e 72 leitos de enfermaria, totalizando 102 leitos em todo o hospital, obedecendo às normas técnicas dos serviços de saúde.

O Hospital Infantil Lucídio Portela também vai ganhar uma nova estrutura. Com as melhorias, a unidade passará a contar com 20 novos leitos clínicos, 18 consultórios, seis leitos de cuidados intermediários e 20 novos leitos de terapia intensiva.

Leia Também:  PRF registra mais de 5500 autuações nos quatro dias da Operação Carnaval nas rodovias do Piauí

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que as obras fazem parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas mesmo em época de pandemia. “Nós não paramos com os investimentos na reformulação, reestruturação e modernização das nossas unidades”, afirma o gestor.

Fonte: Ascom Sesapi
Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PIAUÍ

Defensoria torna pública Resolução com regulamento do concurso para ingresso na carreira de Defensor Público

Avatar

Publicados

em


Instituição fará concurso em 2021

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí tornou pública a Resolução CSDPE Nº 141/2021, de 06 de maio de 2021, que aprovou o regulamento do IV Concurso para Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado do Piauí. A referida Resolução está publicada no Diário oficial do Estado Nº 92, de 7 de maio de 2021.

De acordo com a Resolução CSDPE Nº 141/2021, será constituída Comissão que se incumbirá  de todas as providências necessárias à realização do concurso, que será divulgado por meio de Edital publicado no Diário Oficial do Estado.

Todos os atos relativos ao andamento do concurso serão divulgados no site da Defensoria Pública www.defensoria.pi.def.br, assim como da empresa/entidade contratada para organizar o certame, também serão publicados no Diário Oficial do Estado pela Comissão Organizadora, que será presidida pelo defensor público geral.

Além do presidente, três membros da Defensoria Pública, indicados pelo Conselho Superior, integrarão a Comissão que contará ainda com um advogado titular e um suplente, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí.

Leia Também:  Polícias Civil e Militar fazem abordagens e apreensões em Amarante durante a madrugada

O Edital de Abertura do Concurso para ingresso na carreira de defensor público do Piauí indicará, obrigatoriamente o número de vagas a serem preenchidos na carreira inicial; os programas sobre os quais versarão as provas; os critérios para avaliação das provas e dos títulos; o prazo para as inscrições provisórias, que não poderá ser inferior a 30 (trinta) dias; as demais determinações, condições ou exigências necessárias para a condução adequada do concurso. O referido Edital será publicado com antecedência mínima de 30 (trinta) dias antes da realização das provas.

O Edital também regulamentará a inscrição, participação e nomeação,  pelo  sistema  de  reserva  de  vagas,  para  as  pessoas  com deficiência, negras, quilombolas e indígenas, assegurando ainda  a  possibilidade  de  uso  do  nome  social  à travestis, transexuais e transgêneros durante o concurso,  entendendo-se por nome social  o  nome  adotado  pela  pessoa,  pelo  qual  se  identifica  e  é identificada na comunidade. Nesse caso específico, a pessoa interessada deverá indicar seu nome social no formulário de inscrição e este será  o único nome a ser divulgado em toda e qualquer publicação referente ao certame, devendo ser mantida em rigoroso controle interno a correlação entre o nome civil e o nome social da candidata ou candidato.

Leia Também:  Com óbito de Baltazar Soares, São Francisco do MA perde dois ex-vereadores em menos de 24h

A Resolução pode ser conferida na matéria no site da Defensoria Pública: www.defensoria.pi.def.br

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA