AMARANTE

Piauí

Governo do Piauí lança 2ª edição do Programa de Certificação Profissional de Saberes

Publicado em

Piauí


Com o objetivo de reconhecer o trabalhador através das experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança a segunda etapa do Programa Certific Piauí. A primeira etapa ocorreu no ano de 2019, certificando profissionalmente 57 trabalhadores na área de telecomunicações.

Na segunda etapa do Programa serão ofertadas 200 vagas, contemplando as áreas de hotelaria, bares e restaurantes, com a certificação em Garçom/Garçonete, e Mecânica, com certificação em Mecânico de Motocicletas.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, José Barros Sobrinho, revela que o programa vai dar oportunidade a trabalhadores, a partir de 18 anos, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas na área em que atuam. Assim, aquele trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, com o Certific-PI vai poder adquirir formalmente o certificado.

“Hoje, expressiva parcela de trabalhadores no Brasil atua na informalidade, ou em áreas que não exigem comprovação de níveis de escolaridade. O Programa Certific vem oportunizar aquele trabalhador, aquela trabalhadora que não passou por processos formais de educação profissional, a chance de conseguir seu tão almejado certificado profissional, e dessa forma estar apto a adentrar no mercado de trabalho ou ainda almejar novas colocações profissionais”, relata o gestor.

Leia Também:  Sucateamento de bens públicos leva prefeito de São Pedro do PI a decretar situação de emergência

Nessa nova etapa o programa conta com a parceria direta do Sintshogastro (Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Gastronomia e Similares do Piauí, da Abrasel secção Piauí (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e com o apoio do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes Bares e similares do Estado do Piauí.

Os interessados poderão se inscrever para certificação nas áreas: Garçom/garçonete e mecânica de motocicletas no site da Seduc no período de 24 a 28 de janeiro. As matrículas deverão ocorrer entre os dias 07 e 09 de fevereiro, em local divulgado posteriormente no site da Seduc. A aula inaugural do Programa está programada para o dia 15 de fevereiro, momento que se iniciam as etapas do programa, que vão constar de entrevistas individuais, prova teórica e prova prática, além da etapa final de solenidade de certificação, prevista para acontecer na segunda quinzena de março. A previsão de lançamento do edital é dia 17 de janeiro.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Novo lote de vacinas pediátricas chega ao Piauí e municípios já vacinam crianças

Publicados

em


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu uma nova remessa de vacinas pediátricas nesta terça-feira (18). São mais 20.200 doses da vacina Pfizer que chegaram para imunizar crianças de 05 a 11 anos contra a Covid-19 no Piauí.

As primeiras doses para esse público chegaram ao estado na última sexta-feira (14) e já estão nos municípios. Esta remessa também conta com 104 mil doses de reforço da Pfizer para a população acima de 18 anos.

O secretário Florentino Neto lembra que o Piauí foi o segundo estado a pedir urgência na provação da vacina para esse público junto a Anvisa. “ Com as vacinas chegando e sendo aplicadas pelas secretarias municipais, queremos pedir aos pais que não percam a oportunidade de imunizar seus filhos”, destacou o gestor.

O secretário destaca que a Sesapi distribui as doses que recebe do Ministério, mas a aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras municipais. Cidades como Piriripi, Alto Longa, Jatobá do Piauí, Sao Pedro e Teresina já iniciaram a aplicação das doses. Outros municípios esperam a conclusão do treinamento que está sendo realizado pela Sesapi, por regionais, para iniciar a vacinação, ainda esta semana.

Leia Também:  Piauí participa de discussões mundiais sobre projetos que colocam pessoas em primeiro lugar

O vacinometro da Secretaria de Saúde foi atualizado e já dispõe de uma janela exclusiva para registro das doses pediátricas. As secretarias municipais devem registar a aplicação das doses nas plataformas da Sesapi e do Ministério da Saúde. “É isso que permite acompanhar a evolução da vacinação em cada município e estado. Não basta aplicar, tem que registrar as vacinas” destaca o secretário Florentino.

A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças nesta faixa etária no Piauí. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante utilizado é da Pfizer, e deve ser aplicado com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e segunda dose.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA