AMARANTE

Notícias de São João do Piauí

Governador inaugura Centro de Reabilitação em São João do Piauí

Publicado em

Notícias de São João do Piauí


O governador Wellington Dias inaugurou nesta sexta-feira (18), em São João do Piauí, o Centro Especializado em Reabilitação – CER II Daniely Dias. O local atenderá pessoas com sequelas decorrentes da Covid-19 e irá oferecer um leque de serviços nas modalidades de reabilitação visual e física.

O CER II fará diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de Atenção à Saúde no território Serra da Capivara, que é composto por 18 municípios e possui cerca de 140.738 habitantes. Destes, aproximadamente 51.888 possuem alguma deficiência.

Inicialmente, o Centro atenderá pessoas com sequelas decorrentes da Covid-19, uma medida determinada pelo Ministério da Saúde, que recomenda que os serviços de reabilitação sejam oferecidos como retaguarda para atendimento aos usuários pós-internação originadas pela Covid-19, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida e integração social da população deste território.

“Este Centro faz parte de toda uma rede de reabilitação do estado. O CER II é de alta complexidade e já inaugura garantindo o atendimento para reabilitação pós-Covid, mas aqui trabalharemos com deficiências visual e física, garantindo assistência para 18 cidades. O objetivo é descentralizar os serviços para que as pessoas não precisem se deslocar até Teresina”, afirmou o governador.

Leia Também:  Condutor embriagado é preso após provocar acidente no Piauí

Os atendimentos terão início na segunda-feira (21). “Mais um sonho realizado. Muitas vezes as pessoas ficavam impossibilitadas de se deslocar para a capital para fazer um tratamento de reabilitação e agora vamos transformar a vida das pessoas com deficiência da região. Agradecemos ao Governo do Estado e a deputada Rejane Dias que viabilizaram a concretização desse sonho”, disse o secretário da Seid, Mauro Eduardo.

Nas obras de construção do CER II de São João do Piauí foram investido mais de R$3,5 milhões, recursos oriundos do Ministério da Saúde e Tesouro Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Também foram aplicados na obra recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rejane Dias.

Durante a solenidade de inauguração do CER II também houve o lançamento do projeto “Parque Recordar”, uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). O objetivo é homenagear os familiares e as vítimas da Covid-19 com o plantio de mudas de árvores nativas ou frutíferas. O projeto contemplará os 224 municípios do estado e cada um receberá a quantidade de mudas equivalente às vítimas.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de São João do Piauí

CER II de São João do Piauí inicia atendimentos de reabilitação física

Publicados

em


O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí, inaugurado em junho deste ano, iniciou nesta quarta-feira (10) os atendimentos de reabilitação física. Inicialmente, o Centro estava oferecendo apenas o serviço de reabilitação Pós-Covid para a população do município.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, devido ao avanço da vacinação, o número de casos de pessoas com Covid-19 diminuiu significativamente, consequentemente a quantidade de pacientes com sequelas da doença também. “Por isso o Centro agora amplia o atendimento para reabilitação física das pessoas do Território Serra da Capivara, que agora não precisarão mais se deslocar para Teresina em busca de tratamento de reabilitação”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, esse é mais um avanço que vem para contribuir com a descentralização dos serviços de saúde e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência do sul do estado. “O CER II deve proporcionar condições de reabilitação que favoreçam o convívio social e o desenvolvimento de atividades diárias dos pacientes”, declara o gestor.

Leia Também:  Motorista de carreta é feito refém em assalto e deixado amarrado em mata no Sul do Piauí

De acordo com a diretora geral do Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros e do CER II, Vilma Moraes, os atendimentos Pós-Covid seguem nas terças e quintas-feiras, e nas segundas, quartas e sextas serão atendidas as pessoas com deficiência na reabilitação física. “Nossa equipe é formada por enfermeiro, médico, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, educador físico e fonoaudiólogo e nossa média de vagas disponíveis é entre 12 e 20, dependendo da especialidade”, declara Vilma.

Pós-Covid

O Centro de Reabilitação para as pessoas com sequelas da Covid-19 faz parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Piauí e já funciona desde 2020 em Teresina e em Parnaíba e desde junho de 2021 em São João do Piauí.

O serviço visa prestar uma assistência com qualidade enfatizando, entre outras ações, a Reabilitação Clínica Funcional, contribuindo decisivamente para a melhoria de qualidade de vida e integração social dessas pessoas.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA