Menu...

Última Notícia

17 de dezembro de 2017

Sisu: mais de 8 mil vagas em 3 instituições


Hospital de Olhos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá as inscrições abertas entre os dias 6 e 10 de janeiro, vai disponibilizar 8.057 vagas em Mato Grosso. As instituições no estado que vão selecionar estudantes pelo sistema são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Ao todo, 192 turmas serão abertas nas três instituições, que são as únicas públicas do estado. A UFMT é a 5ª instituição a oferecer mais vagas em todo o pais, totalizando 5.408. A Unemat, 2.140 vagas. Já o IFMT vai oferecer 509 e é a única entre as três a disponibilizar cursos tecnológicos, além de bacharelado e licenciatura. As vagas podem ser conferidas pelo site do Sisu.

Em todo o estado, 21 municípios abrigam os campi que receberão as vagas: Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Juara, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Cáceres, Alta Floresta, Barra do Bugres, Alto Araguaia, Colíder, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Campo Verde, Jaciara, Sorriso, Santo Antônio do Leverger, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Várzea Grande.

O processo de seleção vai utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, que deverá ser divulgada até o final desta semana, segundo o Ministério da Educação (MEC). No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Cotas e ações afirmativas
Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga ou a ampla concorrência.

Na UFMT, a distribuição para cotistas deverá ser feita da seguinte maneira: 476 vagas para os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; 910 vagas para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; 454 vagas para candidatos que, independentemente da renda per capita, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e 881 vagas para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda per capta, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Na Unemat, do total de vagas, 40% são destinadas para ampla concorrência, 25% para candidatos optantes ao Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (Piier) e 35% do total são para os candidatos oriundos de escolas públicas. O IFMT também deve aderir ao sistema de ações afirmativas.

Resultados
No dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 deste mês nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas. A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

Cronograma do Sisu 2014:
Início das inscrições: 6 de janeiro
Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59)


Tags: , , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE