Menu...

Última Notícia

17 de dezembro de 2017

SBT usa mensagens subliminares em sua programação


Hospital de Olhos
As estratégias da publicidade para atingir suas metas podem ser totalmente desleais com seu público alvo. Não é de hoje que mensagens subliminares são inseridas em músicas, propagandas e programas de televisão.

A MTV foi acusada dessa ação e até hoje é alvo de críticas em diversos sites. A emissora costumava apresentar comerciais com animação rápida, pouco compreendida pela população comum. Quando se observava cada frame, era possível ver a apresentação de imagens fortes, totalmente diferentes da real mensagem de uma simples vinheta de televisão. Segundo o Estadão , a emissora foi condenada a pagar multa após quatro jovens comunicarem o Ministério Público que encontraram mensagens sadomasoquistas em uma vinheta.

Outro caso de mensagem subliminar que foi destaque entre a década de 80 e 90 foi a série britânica ‘Max Headroom’, que apresentava um repórter digitalizado, com fundo em cromaqui e uma voz distorcida. Em alguns instantes, mal era possível compreender a mensagem, no entanto, fala-se da associação do programa com o objetivo de venda publicitária de refrigerantes.

Recentemente o SBT tem recebido críticas com relação à inserção de mensagens subliminares em sua programação. Um pouco diferente de outros casos, que usam a associação da mensagem subliminar ao prazer, violência ou coisas bizarras, a emissora tem inserido campanhas de seus próprios produtos na sua programação. As imagens de produtos da Jequiti e novela ‘Carrossel’ foram apresentadas em diversos formatos ocultos em sua grade.

O caso mais comentado na mídia digital foi a clara inserção do produto da Jequiti nos 3 primeiros segundos do programa infantil, como mostra esse vídeo.

No entanto, há mensagens e estímulos visuais não percebidos em outros programas da emissora. É o caso da inserção da mensagem da novela ‘Carrosse’l que aconteceu duas vezes nesse vídeo. Há duas inserções, no sexto e sétimo segundo do vídeo. A última inserção só é possível ver quando se passa o vídeo lentamente, ou em programas de edição audiovisual, a duração é de menos de 0,5 segundo.

Para quem não entende os efeitos das mensagens subliminares, é válido considerar que elas são estímulos que o cérebro humano capta de modo não consciente. É considerada subliminar toda e qualquer mensagem que recebemos e não percebemos. Esses estímulos podem ser visuais e sonoros.

Segundo um estudo divulgado pelo Inserm ( Instituto Nacional de Pesquisa Médica ), é possível condicionar as atitudes dos indivíduos através do uso de mensagens subliminares. No entanto, o pesquisador Mathias Pessiglione afirma que a publicidade tradicional é mais efetiva.


Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE