3:11 pm - quarta-feira novembro 25, 1716

Dilcilene Guimarães é eleita prefeita de Boa Vista do Gurupi

Edição e postagem: Denison Duarte, em 07-10-2013 12:32 | Última modificação: 07-10-2013 12:32
Hospital de Olhos

A candidata do PV Dilcilene Guimarães de Melo Oliveira foi eleita prefeita de Boa Vista do Gurupi (a 514 km de São Luís), com 1.972 votos (52,38% dos votos válidos) contra 1.793 (47,62% dos votos válidos) votos do candidato do PMDB, Antônio Batista, durante a eleição suplementar realizada neste domingo (6). Na cidade, localizada na divisa entre os Estados do Maranhão e Pará, há cerca de 4,8 mil eleitores. A prefeita eleita e o vice, Basílio Bezerra dos Santos, serão diplomados pelo juíz da 100ª Zona Eleitoral (Maracaçumé) no dia 23 de outubro.

Dilcilene faz parte da coligação “Gurupi para todos”, que conta, ainda, com PMDB, PTdoB, PSL e PR. Ela é esposa do prefeito eleito em outubro do ano passado, Valmy de Oliveira, que teve o registro de candidatura cassado.

Boa Vista do Gurupi foi administrada durante dez meses pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Garcia de Oliveira, o Leonel Brizola (PSL). O parlamentar se tornou o prefeito interino desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do registro de candidatura e a anulação da votação dada ao vencedor das eleições de 2012, Valmy de Oliveira (PMDB), e a impossibilidade de o segundo colocado na disputa, Antônio Batista (PSDB). A impossibilidade se deu porque ele, com os três demais candidatos, não conseguiram atingir a marca de 50% dos votos válidos.

A falta de definição de um novo prefeito para a cidade foi motivo de manifestação por parte da população, que interditou a ponte que liga o Maranhão e o Pará no início do mês de agosto.

Balanço
De um total de 4.686 eleitores aptos a votar, 3.825 compareceram (81,63%), sendo que 9 votos foram em branco e 51 nulos. “Durante todo o dia, eu e o desembargador Froz Sobrinho (corregedor) mantivemos contato com os juízes Paulo Teles e Neris Ferreira e ambos não nos relataram nenhum incidente”, comemorou o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do TRE-MA. “Substituímos apenas 1 urna eletrônica que apresentou problemas no micro-terminal do mesário” , informou o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação).

Votação
Em Boa Vista do Gurupi funcionaram 17 urnas eletrônicas (devido a substituição de 1), instaladas em 16 seções eleitorais e distribuídas em 7 locais de votação. O processo transcorreu em clima de muita tranquilidade.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE