Menu...

13 de dezembro de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente; confira o texto de José Augusto, especialista em Irrigação


Hospital de Olhos

A preservação do nosso planeta passa a ser considerada a única solução para a salvação da nossa espécie. O respeito ao meio ambiente é um dever de todos, cabendo aos governantes fiscalizar as indústrias poluidoras, reciclar o lixo e impedir que seja lançado na natureza e, cuidando para que o esgoto não fique a céu aberto ou indo parar em riachos e rios, comprometendo a saúde dos homens e animais que consomem a água, cada vez mais poluída.

Desde o inicio da civilização, os seres humanos têm usado da terra. Julgando-se possuidores de tudo o que rodeiam, tomando sem restrição o que desejam, sem pensar no prejuízo que o futuro poderá trazer. Espécies inteiras são mortas, o ar está ficando cada vez mais poluído com gases tóxicos, rios e mares sendo contaminados e o nosso habitat caminhando para a destruição. Da vida no campo e dos povos não civilizados estão o exemplos clássicos de ecologia, com o uso do meio ambiente apenas para a sobrevivência. Não podemos frear o processo de industrialização e nem paralisá-lo, isto causaria desemprego, além de sérios problemas sociais. Precisamos despertar para uma conscientização, buscando soluções que amenizem as consequências que surgem, visto que, para muitos, controlarmos as causas significa um retrocesso na nossa evolução econômica e tecnológica.

O que atualmente denominam como progresso, exige uma aceleração permanente do ciclo produção/consumo. Assim, para que a velocidade da produção possa ser assegurada , torna-se necessária a extração sem fim de matérias primas da natureza. Como se esta ação predatória não bastasse, a fumaça e os resíduos resultantes deste processo industrial dessas matérias primas são jogadas no ar, na água e/ou no solo, agravando ainda mais as condições precárias deixadas pelo consumo , da qual fazemos parte. Depende de nós, contribuirmos para que os detritos e o lixo caseiro possam ter o destino certo, e não podemos permitir que fiquem a céu aberto, ou sejam jogados nas águas, nossa fonte de vida.

O Brasil é o único país no mundo a possuir em abundância as "Sete Matrizes Ambientais", os insumos vitais para a sobrevivência da agricultura e da indústria: a água, o minério, a energia, a biodiversidade, a madeira, a reciclagem e o controle de emissão de poluentes, por isto é essencial que as questões ambientais sejam incorporadas de forma abrangente em todas as atividades da sociedade.

TEXTO ENVIADO POR

José Augusto S. de Oliveira (Cabeça)

Técnico Agrícola

Especialista em Irrigação e Drenagem

Membro INOVAGRI

Filiado ABID

Colaborador GREENPEACE BRASIL

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE