Menu...

18 de dezembro de 2017

Bocejo contagioso é sinal de empatia, diz estudo


Hospital de Olhos

Se você bocejar e a pessoa ao seu lado fizer o mesmo, ela realmente deve gostar de você. Essa é a conclusão de um estudo que sugere que o bocejo contagioso é sinal de profunda empatia.

A pesquisa, publicada no periódico PeerJ na última segunda-feira, afirma que o bocejo contagioso é causado por uma necessidade irreprimível de compartilhar e compreender as emoções e os sentimentos dos outros. A “ponte emocional” criada pela experiência compartilhada aumenta o vínculo social, de acordo com cientistas italianos das universidades de Pisa, Parma e Roma.

Os pesquisadores acompanharam 33 adultos por mais de 380 horas, o que resultou na gravação de 1.375 bocejos. Eles constataram que é muito mais fácil um bocejo se tornar contagioso entre grupos de amigos ou parentes.

Acredita-se que bocejos contagiosos são causados ​​por uma reencenação involuntária da expressão facial vista em outras pessoas. “Neurônios-espelho” presentes no córtex pré-frontal — a região do cérebro responsável pelo comportamento social — seriam ativados quando certas expressões são vistas, levando-nos a copiá-las instintivamente.

A nova pesquisa sugere que este “sistema de espelho” é mais forte entre pessoas que estão emocionalmente ligadas, provavelmente por memórias compartilhadas. As informações são do jornal Daily Mail.

viaBocejo contagioso é sinal de empatia, diz estudo.


Tags: , ,

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE