O ciclista do Rio Grande do Sul, Gilmar Edson de Azevedo, de 61 anos, chegou a Amarante na manhã desta quinta-feira (26) após percorrer 22 estados brasileiros apenas de bicicleta.
Conhecido também como Gaúcho Pedaleiro, Gilmar saiu da cidade de Ijuí-RS e está há seis meses na estrada. Ao todo, ele percorreu mais de 130 mil quilômetros pelo Brasil.
“Eu comecei em 2013. O roteiro é longo e, portanto, precisa ser feito lentamente. Aonde vou, levo a Palavra de Deus por causa de uma cura que recebi quando sofri um infarto e fiquei inutilizado”, explicou ao Somos Notícia.
O Gaúcho pedaleiro diz que o seu propósito é escrever um livro, apontando seus testemunhos e ainda contando as aventuras vividas ao longo dos anos sobre as duas rodas da bicicleta, sua fiel companheira.
Toda a sua trajetória de rodagens pelos estados do Brasil e desafios será contada por ele mesmo na sua primeira obra literária. “Eu vou escrever o meu primeiro livro. Estou realizando o meu maior sonho: viver livre como um pássaro, sem asas para voar, mas com duas pernas para pedalar por todo lugar aonde Deus me mandar. Quero continuar até o último momento da minha vida.”
Sem horário de início e de encerramento para as atividades do dia, O gaúcho pedaleiro considera que os postos de abastecimento são como hotéis. Toda a alimentação, segundo ele, vem de doações de pessoas nas cidades por onde passa.
“Eu chego nos postos para dormir, passar a noite, e não tenho hora para saír. Nos estados do Nordeste, eu ando menos por causa do forte calor, e quando posso, vou nos faróis e nos pedágios para conseguir ajuda para a alimentação do dia, e assim vou levando a vida: como Deus quer”, finalizou.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia