AMARANTE

GERAL

FGV: indicador de emprego volta a cair em setembro

Publicado em

GERAL


O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), recuou 3,1 pontos em setembro, indo para 87 pontos, menor nível desde maio de 2021 (83,4). Em médias móveis trimestrais, o indicador caiu após quatro meses em alta, agora em 0,2 ponto, para 88,8 pontos.

Segundo o economista do Ibre/FGV, Rodolpho Tobler, depois de cinco altas consecutivas o IAEmp voltou a recuar em setembro.

“O resultado negativo ainda não sugere uma reversão da tendência de recuperação, mas liga o sinal de alerta sobre o ritmo da retomada nos próximos meses. A expectativa ainda é favorável, em especial puxada pelo setor de serviços que ainda tem espaço para recuperar o que foi perdido na pandemia, mas as turbulências do ambiente macroeconômico pesam contra a continuidade da recuperação no médio e longo prazo”, afirmou o economista.

Dos sete componentes do IAEmp, seis contribuíram para a queda do mês, com destaque para indicador que mede o emprego previsto para os próximos meses dos consumidores, cuja queda de 12,7 pontos na margem contribuiu com 1,5 ponto para a redução do indicador agregado.

Leia Também:  Mãe que doou bebê para casal de adolescentes é indiciada por dois crimes

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Governo do Distrito Federal reabre memorial indígena

Publicados

em


O Governo do Distrito Federal reabriu esta semana o Memorial dos Povos Indígena, principal espaço dedicado à cultura de populações originárias brasileiras na capital do país. A construção foi projetada por Oscar Niemeyer e fica em uma das principais avenidas de Brasília, o Eixo Monumental.

Durante a pandemia, o memorial foi fechado, assim como diversos outros equipamentos públicos do DF, por conta de restrições definidas pelo Executivo local. Em meio ao período de fechamento, o espaço passou por uma reforma, que envolveu troca de piso, pintura e melhorias nos sistemas de segurança.

Além disso, o memorial recebeu uma doação de 8 mil artefatos oriundos de apreensões realizadas pela Polícia Federal de esquemas de contrabando de objetos e patrimônios de povos indígenas.

A reabertura acontece por meio de uma nova mostra no local, denominada Mais de 12 Mil Anos Nessa Terra. No total, estão disponíveis para visitação do público 300 peças de 15 nações de povos originários.

A mostra vai exibir parte dos 8 mil artefatos doados e traz objetos organizados em quatro modalidades: plumária, cestas, máscaras e cerâmicas. Também serão incluídas na exposição fotos de Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), antropólogo alemão que estudou povos indígenas na América do Sul.

Leia Também:  Comércio irregular de carne é alvo de operação no interior paulista

A exposição fica aberta de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Edição: Paula Laboissière

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA