Menu...

23 de junho de 2018

Escritor e jornalista Herculano Moraes completa 70 anos


Hospital de Olhos

O jornalista, escritor e Acadêmico Herculano Moraes completa neste sábado, 2 de maio, setenta anos de vida. Muitos destes anos, dedicados à literatura e à comunicação.

Nasceu na cidade de São Raimundo Nonato em 1945, filho do Delegado de Polícia do Município,o sargento da PM, Herculano Moraes, e da dona de casa Olindina Carlos da Silva, ambos falecidos. Com a morte do pai quando tinha apenas seis meses de nascido, coube à família de Manoel Soares Gondim a educação do menino.

Abraçou cedo a profissão de jornalista, exercendo durante sua carreira, a função de repórter, redator e editor dos principais jornais do Piauí. Começou como repórter de polícia no Jornal A Voz do Piauí, dirigido por Turenne Ribeiro. Atuou no Jornal do Piauí, de José Vieira Chaves, e no O Liberal, de D’Anunciação Carvalho. Foi Secretário de Redação e Editorialista dos jornais O Estado, Diário do povo e Correio do Piauí. Foi ainda Repórter, redator, editorialista e editor do Jornal O Dia. Atuou no Rádio, como produtor do Grande Jornal Falado A Voz da Notícia, noticioso da Rádio Clube de Teresina.

Desportista, foi Presidente do Metropol, time de futebol da juventude, e da Liga Esportiva da região sul; foi vice-Presidente do Auto esporte e Presidente do Ríver Atlético Clube. 

Na juventude, foi Presidente do Grêmio Nilo Peçanha, da Escola Industrial de Teresina (hoje IFPI) e do Diretório Estudantil Maurício Silveira, do Colégio Paulo Ferraz. Exerceu ainda o cargo de Secretário- Geral da UPES. Autor do projeto da unificação das entidades estudantis UPES e CEP, de que resultou o Centro Colegial dos Estudantes Piauienses – CCEP, cujo nome foi de sua inspiração.
Com jornalistas e intelectuais, fundou a UBE-PI e o Círculo Literário Piauiense – CLIP, que revelaria para a literatura nomes como Hardi Filho, Francisco Miguel de Moura, José Magalhães da Costa, Osvaldo Lemos e Geraldo Borges.

Na política, foi vereador de Teresina, Secretário de Estado de Comunicação Social no Governo Lucídio Portella e Assessor Especial no Governo Mão Santa. Foi Diretor do Teatro 4 de Setembro, da Casa Anísio Brito e do Museu Histórico do Piauí. E em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, recebeu título de cidadania nos municípios de Barras, Campo Maior e Teresina.

Escritor, é poeta citado em inúmeras antologias nacionais. Historiador da literatura, cronista, articulista, autor de várias obras, em que se destacam Murmúrios ao Vento, Território Bendito, Meus Poemas Teus, Legendas (Poesias) Ethos (crônicas e artigos), Fronteiras da Liberdade (romance) e ainda Visão Histórica da Literatura Piauiense, livro referencial da historiografia literária, em sua 8ª edição.

Intelectual, pertence á Academia Piauiense de Letras, de que é o atual Secretário Geral, à Academia de Letras do Vale do Longá, Academia de Letras do Médio Parnaíba, Academia de Ciências do Piauí, de que foi Presidente, Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons (Maranhão), Academia do Leste Maranhense, entre outras instituições no Estado e no país.

É Presidente Honorário da Academia Piauiense de Jornalismo e Presidente de Honra da Academia Piauiense de História. Padrinho do Grêmio Estudantil do Colégio Pro Campus, da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz e da Academia Campomaiorense de Letras.
Patrono da Biblioteca da Unidade Premem, de Parnaíba; e da Biblioteca do SENAC de São Raimundo Nonato. Exerce atualmente o cargo de Secretário Geral da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons, Maranhão.

Fonte: Portal AZ

Tags: , ,

Comente aqui

id, ut felis id Lorem sem, mattis libero