AMARANTE

SAÚDE

Exames que identificam fungos que afetam sistema nervoso entram no SUS

Publicado em

SAÚDE


O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a fazer exames que podem identificar fungos Cryptococcus que agem de forma prejudicial sobre o sistema nervoso. Os procedimentos também possibilitarão o diagnóstico de meningite criptocócica.

O teste incorporado ao SUS é rápido, com resultado em cerca de 10 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, o exame é de baixo custo e não existe estrutura específica, o que facilita a sua realização.

Os exames são destinados a pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (PVHIV) sem sintomas. O Cryptococcus atua sobre o sistema nervoso central e vias respiratórias. Ele pode causar uma inflamação no cérebro.

A aprovação da inclusão dos procedimentos ao SUS ocorreu pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde (Conitec). O órgão é assessor do Ministério da Saúde na avaliação de tratamentos e procedimentos a serem disponibilizados no SUS.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Butantan retoma produção da CoronaVac
Propaganda

SAÚDE

Covid-19: Rio vacina profissionais da limpeza urbana esta semana

Publicados

em


O município do Rio de Janeiro retoma hoje (24) a vacinação contra a covid-19 dos profissionais da limpeza urbana. Os trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) podem comparecer aos postos de hoje (24) a sábado (26) para receber a primeira dose do imunizante. É necessário apresentar o último contracheque ou declaração para comprovar o vínculo com a empresa pública.

Seguindo o calendário de vacinação da cidade, também podem comparecer aos postos de vacinação hoje as mulheres de 48 anos, amanhã (25) será a vez dos homens dessa idade e no sábado ocorrerá a repescagem para pessoas também a partir dessa idade.

Ainda nesta semana, o município vacina as grávidas e as mulheres que tiveram filho há pouco tempo. Independentemente da idade, elas poderão ser imunizadas em qualquer dia da semana. Esta fase do Programa Nacional de Imunização (PNI) abrange as grávidas e puérperas sem comorbidades para a covid-19. Elas receberão a vacina da Pfizer ou a CoronaVac, já que o Ministério da Saúde suspendeu a aplicação da AstraZeneca/Fiocruz nesse grupo.

Na próxima semana, dias 28, 29 e 30 de junho, serão vacinadas as pessoas com 47 anos. Em julho serão contempladas as pessoas entre 46 e 38 anos e em agosto, entre 37 e 18 anos, sempre respeitando o escalonamento por idade e sexo. Setembro será a vez dos adolescentes, começando com as meninas de 17 anos no dia 1º, e meninos de 17 anos no dia 2, seguindo até o dia 15 de setembro, quando ocorre a repescagem para todos os adolescentes a partir de 12 anos.

Leia Também:  Rio tem calendário para vacinação, mas aguarda novas remessas

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA