AMARANTE

PIAUÍ

Ex-aluna da rede estadual consegue 940 na redação do Enem

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


A inspiração para conquistar uma boa nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem da Maria Gabriella Silva Santos, 18 anos, que mora do povoado Baixia, localizado a 37 km da cidade de Pimenteiras. Ela, que tem uma deficiência visual, prova que a Educação é um meio de inclusão e comemora a sua nota 940 na redação do ano de 2020. A sua meta agora é conquistar uma vaga para curso o de Direito em uma universidade federal.

A sua história não se resume à falta da visão, isso porque ela mesma conta que a base que teve na escola foi importante para a conquista da boa nota. Depois que finalizou o ciclo da educação básica e com o início da pandemia, ela explica que desenvolveu um plano de estudo individual. “Como moro na zona rural e um pouco distante da escola, eu tive que fazer meu próprio cronograma, mas tenho como base os estudos da escola e tudo que aprendi lá”, contou a estudante.

Leia Também:  Quatro homens invadem residência e matam família piauiense no estado do Pará; confira!

A mãe da jovem, Joana Darc dos Santos Silva conta que foi a primeira professora da filha e fez faculdade na área de educação e se tornou especialista em Educação Especial. “Devido às dificuldades que passei quando ela começou a estudar, eu tive que me capacitar e hoje sou formada em Pedagogia e tenho especialização em Educação Especial e ajudo outras pessoas”, diz.

Gabriela é egressa do CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera. O diretor, Romuel Lima dos Santos, conta que a escola oferece um ensino de qualidade e que atenda às necessidades de cada aluno, como foi o caso da Gabriela. Ela, que terminou o ensino médio ainda em 2019, percorria cerca de seis quilômetros para chegar à escola e tinha o apoio integral de professores para a construção da sua vida escolar.

“A Gabriela sempre foi uma aluna dedicada e muito curiosa e que sonha muito alto”, comentou um de seus professores, Adonias Pedrosa. Ele ainda comenta que nas suas disciplinas de Física e Química ele sempre passava as fórmulas e a jovem conseguia transformar essas fórmulas de uma forma lógica e sempre conseguia resolver esses cálculos muito rápido. O professor conta que o interesse da aluna sempre surpreendeu e as notas delas sempre foram as melhores da turma.

Leia Também:  MPPI obtém sentença favorável em ação movida contra ex-gestora do FUNDEB no município de São João do Piauí

A escola comemora a conquista da aluna e o diretor relata que um intenso trabalho vem sendo realizado com os estudantes, com as ações postadas no Jovem Futuro, acompanhamento da participação dos alunos na plataforma Google Classroom, reuniões com os pais para informar sobre a real situação do aluno e a constante busca ativa dos alunos faltosos nas atividades.

A instituição oferta o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio Técnico Profissional. São 532 alunos matriculados, incluindo anexos na localidades Tapera, Sítio das Onças, Curralinho, Torres e Lagoinha.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

PIAUÍ

Secretária do Meio Ambiente realiza live de apresentação do ICMS Ecológico 2021

Avatar

Publicados

em


A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro, apresentou, nesta segunda-feira (12), por meio de uma live, o ICMS Ecológico 2021. O evento contou com a presença do conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara; da coordenadora da Comissão de Avaliação e Desempenho Ambiental (Cadam), Adriana Sá; do presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos (APPM), Paulo César Moraes e do procurador chefe do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente
da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Lívio Bonfim.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que reza a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, explicou Sádia Castro.

Nove critérios são estabelecidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -Semar, através do ICMS Ecológico, que classifica o município com o selo A, B ou C. “O município que conseguir cumprir 6 critérios estabelecidos, é contemplado com o selo A. Se quatro critérios forem cumpridos, a cidade será contemplada com o selo B, mas se o município conseguiu atingir apenas três critérios, ele receberá o selo C”, informou a secretária.

Leia Também:  Ouvidoria da DPE, Equatorial e consumidores tratam sobre fornecimento de energia no estado

De modo geral, os critérios estão relacionados à redução de queimadas e desmatamento, vem como gestão de resíduos sólidos, proteção dos mananciais e a criação da legislação ambiental.

A live foi vista por 186 pessoas, que estão entre prefeitos e secretários municipais do meio ambiente. Para quem não assistiu, o vídeo continua disponível no canal do Youtube da Semar, e o e-mail [email protected] está disponível para tirar dúvidas sobre o Edital, com os auditores fiscal ambiental.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA