Por: Ana Denise Vieira
Os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Teresina participam, neste sábado (10), da VI Marcha pela Humanização do Parto. O evento, que é uma realização do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), terá concentração a partir das 16h, na Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, finalizando o percurso no balão do Riverside Shopping.
Para a coordenadora do curso, Thais Portela, o principal objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância do parto humanizado “Nós, enquanto profissionais e futuros profissionais da área de saúde, devemos informar a população sobre os benefícios do parto humanizado, e os riscos dos procedimentos cirúrgicos desnecessários. A cesariana, que é um parto não humanizado, e ainda muito utilizado em nosso Estado, deve ser feita única e exclusivamente quando necessária”, informa.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Piauí é o estado com o maior número de centros de Partos Humanizados do Brasil. Durante o evento, alunos do 2º ao 6º período de Enfermagem irão realizar uma apresentação com uma demonstração de como acontece o preparo da gestante para o parto humanizado. “Iremos levar bolas suíças para demonstrar como são feitas as técnicas de relaxamento e alívio da dor durante o trabalho de parto. Além da musicoterapia, que também ajuda as gestantes neste momento”, finaliza.
Compartilhe este post