AMARANTE

PIAUÍ

Estudantes da área de saúde serão vacinados contra Covid no Piauí

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já encaminhou para os municípios as doses de vacina contra Covid-19 para os trabalhadores da saúde, que incluem estudantes da área de saúde em internato ou estágio supervisionado curricular. As doses disponibilizadas vão imunizar estudantes da Uespi, UFDPar, IESVP e São Camilo, em Teresina e no interior.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, até o momento, já foram vacinados os estudantes de Medicina e outros cursos da área de saúde de Parnaíba e Floriano. “Apenas a vacinação dos estudantes de Teresina e Picos estão em fase de agendamento. As vacinas para esse público vêm sendo distribuídas há duas semanas, após aprovação na CIB (Comissão Intergestora Bipartite)”, afirma Herlon.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, assegura que as doses para imunizar os estudantes da UFPI, Uninovafapi e Facid serão disponibilizadas nos próximos dias, já que a lista com os nomes dos alunos a serem imunizados foi entregue esta semana. Com isso, eles deverão ser vacinados na primeira quinzena de maio, conforme calendário a ser elaborado pelos municípios.

Leia Também:  Promoção Energia Em Dia já sorteou R$ 228 mil reais em prêmios por todas as regiões do Piauí

Embora faça parte do Plano Nacional de Imunização, a vacinação dos discentes do internato e do estágio supervisionado curricular representa uma conquista, devido à mobilização entre alunos. Eles foram recebidos pelo secretário Florentino Neto, que se mostrou sensível ao pleito e convidou representantes da categoria para participar da reunião da Comissão Intergestora Bipartite , que reúne membros da Sesapi e das secretarias municipais de saúde de todos os municípios.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a imunização dos estudantes é parte de um movimento estratégico, para ofertar mais profissionais para atuarem na linha de frente dos hospitais durante a pandemia. O internato compreende atividades práticas, onde o aluno faz um trabalho como médico, só que com supervisão. ” Nada mais justo que eles sejam imunizados com a maior brevidade”, garante o gestor.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PIAUÍ

MPPI promove audiência com gestores de Buriti dos Lopes e solicita dados sobre a vacinação da população do município

Avatar

Publicados

em


O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, promoveu audiência com os gestores de saúde de Buriti dos Lopes para tratar do cumprimento e o andamento do calendário de vacinação contra Covid-19 e da ordem de prioridade da imunização estabelecida pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. O encontro de trabalho foi realizado por videoconferência. A promotora de Justiça Francineide Sousa, titular da PJ de Buriti dos Lopes, coordenou os debates.

Durante a audiência, os gestores da Secretaria de Saúde de Buriti dos Lopes assumiram o compromisso de até o dia 10 de cada mês subsequente ao mês vencido, encaminhar à Promotoria de Justiça e ao presidente da Comissão de Acompanhamento das Ações de Prevenção, Controle e Enfrentamento pelo Poder Público Municipal à Covid-19, constituída pela Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, as informações do número de doses de vacinas recebidas da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), com os dados do cronograma de vacinação do município, atendendo aos critérios estabelecidos pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização.

Leia Também:  Nassau Aliança oferece serviços gratuitos no Dia do Artesão

Outro dado que deve ser fornecido à Promotoria de Buriti dos Lopes é a forma como está sendo efetuado o controle e a rastreabilidade das pessoas vacinadas para aplicação da segunda dose e o quantitativo da população que recebeu a primeira e segunda doses do imunizante.

Participaram da audiência a secretária de Saúde de Buriti dos Lopes, Francilurdes Percy, o diretor administrativo da pasta, Hercílio Miranda, o diretor de atenção básica primária de saúde do município, Flávio Rodrigues, o vereador e presidente da Comissão de Acompanhamento das Ações de Prevenção, Controle e Enfrentamento pelo Poder Público Municipal à Covid-19, José Júnior, além de assessores jurídicos do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA