AMARANTE

PIAUÍ

Estudantes aprovados no Sisu 2021 escolheram cursos para serem professores

Avatar

Publicado em

PIAUÍ


A primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 foi disponibilizada nesta sexta-feira (16) e o resultado da dedicação dos estudantes aliada às ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já começa a aparecer. Entre os alunos que comemoram neste dia estão João José de Souza Silva e Janielly Gonçalves.

Aprovados na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, os estudantes têm em comum a escolha pelo caminho da licenciatura.

João José de Souza Silva, de 18 anos, é estudante da Unidade Escolar Antonio Rodrigues Filho, localizada no município de Acauã, distante 480 quilômetros de Teresina. A facilidade com os números lhe rendeu aprovação em Matemática, com destaque para uma das maiores notas de redação no Enem, 980 pontos.

Ele relata que a nota o faria ingressar em outros cursos com maior procura entre os estudantes, mas o sonho de ser educador o fez optar pela licenciatura.

“Minha nota me permite optar por outros cursos como Engenharia, por exemplo, mas sempre tive a facilidade pela Matemática e admiração pela profissão de professor, apesar de saber que é uma profissão desvalorizada pela sociedade contemporânea. No entanto, é uma profissão muito importante, pois é a base para todas as outras”, descreveu João José.

Outro exemplo de estudante que também trilhará o caminho do ensino superior voltado para a sala de aula é Janielly Gonçalves. A estudante da Unidade Escolar Clementino Martins, localizada no município de Wall Ferraz, a 330 quilômetros da capital, também conquistou a aprovação no curso que sonhou, a Licenciatura em História.

Leia Também:  Professora é assaltada em escola municipal no PI; ex-aluno expulso de sala é o suspeito do crime

“Além da paixão pela matéria, que foi a minha preferida desde o nono ano do ensino fundamental, para ser mais precisa, eu também admiro muito a arte de ensinar. Para mim, a profissão de professor é uma das mais nobres e, por isso, eu não tive dúvidas quanto à minha escolha”, contou Janielly.

Ensaio para sala de aula

O caminho da sala de aula como professor já era ensaiado pelos estudantes ainda no ensino básico.

Com a facilidade em aprender Matemática, João sempre buscava auxiliar os colegas a entender melhor os números quando tinham dúvidas com as questões.

“Gostava sempre de ajudá-los, pois tenho uma admiração enorme por aqueles que buscam transmitir conhecimento, compartilhando o que sabem com os colegas. O que mais influenciou foi a vontade de querer transferir conhecimentos. Desde o início do Enem, independentemente da nota, queria Licenciatura em Matemática pois esse era meu sonho, ser professor”, contou o estudante.

Janielly também relata que a inspiração na escolha da graduação veio daqueles que estavam no seu caminho como estudante. “A matéria de História sempre foi o meu forte, então eu auxiliava alguns colegas quando eles tinham alguma dúvida em relação a algum conteúdo específico. Sempre gostei de participar ativamente das aulas, principalmente de alguns professores que tive durante a minha vida estudantil, que exerciam a profissão com muito amor e maestria”, disse Gonçalves.

Leia Também:  Iaspi irá descredenciar hospitais que se recusam a atender pacientes do Plamta

Os estudantes contam como as ferramentas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação em diferentes frentes como atividades remotas, utilização de plataformas on-line, atividades do Canal Educação e Pré-Enem Seduc foram essenciais para conquistarem a entrada no ensino superior.

João relembra que todo o suporte de ensino direcionado pelos professores e disponibilizado pela Seduc para ele e os colegas lhe garantiu comemorar a tão sonhada aprovação.

“O papel dos professores foram essenciais para essa conquista, não só os professores do Canal Educação e do Pré-Enem Seduc, como também todos os professores da minha escola que sempre me apoiaram e me guiaram. Quero agradecer a eles que são professores excelentes e dedicados a transferir o conhecimento para os alunos”, pontuou José.

Janielly também participou dos grupos de WhatsApp do Pré-Enem e destaca que o suporte das aulas remotas facilitou alcançar a conquista. “Como durante esse ano as aulas foram remotas, eu estudei com os professores do Canal Educação, que me deram todo o suporte necessário para a minha preparação, e participei de três grupos no WhatsApp. Além disso, também tive o auxílio do corpo docente da minha escola durante todo o meu ensino médio”, detalhou a estudante.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PIAUÍ

Seduc convoca Organizações da Sociedade Civil para eleição do Conselho do Fundeb

Avatar

Publicados

em


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publica o Edital da Comissão Especial Eleitoral Nº 01/2021 que tem como objetivo regulamentar a eleição de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que terão representante na composição do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) do Estado do Piauí. As inscrições serão realizadas de 7 a 14 de maio e a assembleia de eleição no dia 24 de maio de 2021.

A Comissão Eleitoral é constituída por servidores da Seduc, que não possuem participação no CACS-Fundeb, e será responsável pela divulgação do edital, organização e realização da Assembleia de Eleição, até a divulgação final das Organizações da Sociedade Civil eleitas para indicarem representantes ao conselho.

A função de conselheiro do CACS-Fundeb não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse social. Os representantes das OSCs interessados em exercê-la deverão atender aos requisitos de ter disponibilidade de tempo para participar das reuniões ordinárias e ter disponibilidade para participar dos encontros de formação.

Estão disponíveis duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes para segmento de organizações da sociedade civil, para mandato de quatro anos.

Leia Também:  A partir desta segunda-feira(13), andar sem máscara no Piauí pode resultar em multa de até R$ 1 mil

A organização interessada em participar da eleição deverá imprimir e preencher o requerimento de inscrição e encaminhar juntamente com toda a documentação exigida no edital, em um único arquivo, por meio do endereço eletrônico ([email protected]).

A Assembleia de Eleição será realizada no dia 24 de maio de 2021, na modalidade de videoconferência, pela plataforma Zoom ou equivalente, cujo link de acesso será enviado antecipadamente às organizações habilitadas para o processo, no endereço eletrônico de envio da inscrição.

O resultado final da votação será divulgado e publicado no sítio eletrônico da Seduc. As organizações eleitas terão até o dia 25 de maio de 2021 para indicar o nome de seus representantes, titular e suplente.

Clique aqui e confira o edital

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA