AMARANTE

POLÍTICA

Estudante Maria Letícia vive um dia de atividade como deputada estadual

Publicado em

POLÍTICA


A estudante Maria Letícia, de 14 anos, teve uma quarta-feira (20) diferente. A moradora da zona rural de Teresina viveu a experiência de um dia como deputada estadual. Lucy Soares (Progressistas) abriu as portas do gabinete dela para a adolescente, que faz parte dos projetos da ONG Plan International.
O dia de Maria Letícia foi de muito trabalho. Ainda cedo da manhã já estava no gabinete da deputada Lucy Soares e em seguida participou da reunião da Comissão de Defesa do Direito das Mulheres, com a participação dos deputados Gustavo Neiva (PSB), Severo Eulálio (MDB), Elisângela Moura (PC do B), Teresa Britto (PV) e Belê Medeiros (Progressistas) presenciou a aprovação de seis projetos, na primeira reunião de Lucy Soares como presidente da comissão após a saída da deputada Flora Izabel (PT), que renunciou ao mandato para assumir como conselheira do Tribunal de Contas do Estado.
No Plenário, Maria Letícia se juntou aos deputados e assistiu aos debates e às votações. Perguntada sobre a importância deste dia, a jovem disse que foi muito bom porque não conhecia o funcionamento de um local importante como a Assembleia Legislativa.
O dia de Maria Letícia é parte do esforço da deputada Lucy Soares para chamar a atenção às dificuldades que as meninas vivem na sociedade. O combate à violência sexual e às desigualdades no acesso à educação estão no foco da parlamentar. “Isso aqui é para mostrar para a população, para a sociedade, que o empoderamento começa desde cedo. Essas meninas vão ser agentes para multiplicar esse empoderamento”, acredita a deputada.
A iniciativa foi uma parceria com a Plan Internacional que mantém diálogo com Lucy Soares. Isso é destacado por Ludiane Dinair que é uma das coordenadoras da ONG no estado. “Ela abriu o espaço da Assembleia Legislativa para nós e um dos grandes resultados é a gente ter conseguido implementar aqui no Piauí o Dia da Menina, 11 de outubro, como uma lei a nível estadual”, disse Ludiane.
A Plan Internacional selecionou Maria Letícia entre as diversas meninas que participam de seus projetos. Foi disputada uma eleição entre as que mais desenvolvem as atividades, se expressam melhor e tinham interesse em conhecer o trabalho político. Além de visitar o Legislativo, elas podem trazer demandas de suas comunidades.

Nícolas Barbosa – Edição: Katya D’Angelles

Leia Também:  Projeto estabelece a exigência do comprovante de vacinação para a entrada em ambientes fechados

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Teresa Britto apresenta emendas destinando mais recursos para coordenadorias estaduais

Publicados

em


A deputada Teresa Britto (PV) anunciou, no espaço dos dois minutos da sessão plenária desta terça-feira (30), que apresentou emendas ao Projeto de Lei do Orçamento do Estado para 2022 (PLOA/22) destinando mais recursos para as Coordenadorias Estaduais de Políticas para Mulheres e da Juventude e para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Teresa Britto disse que, se as emendas forem aprovadas, as Coordenadorias das Mulheres e da Juventude receberão R$ 1 milhão a mais cada uma no orçamento do próximo ano, enquanto a Uespi terá R$ 3,5 milhões a mais. Ela afirmou que apresentou emendas destinando recursos para hospitais regionais, como os de Santa Filomena e Itainopolis.

AGRADECIMENTO – O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) agradeceu ao governador Wellington Dias pela sanção de quatro leis de sua autoria, incluindo as que tratam sobre a criação do Sistema de Trilhas Ecológicas do Piauí e que institui o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental.

Gessivaldo Isaías registrou ainda que apresentou na Comissão de Constituição e Justiça parecer favorável ao Projeto de Lei do deputado Coronel Carlos Augusto (PL) que define como teto remuneratório dos oficiais da Polícia Militar do Piauí o subsídio dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí.

Leia Também:  Bolsonaro chama discurso de Roberto Alvim de 'pronunciamento infeliz'

EXPOSIÇÃO – O deputado João Madison (MDB) convidou a população para comparecer à Expoapi (Exposição Feira Agropecuária de Teresina) que será realizada entre os dias 5 e 12 deste mês, no Parque de Exposição Dirceu Mendes Arcoverde.

João Mádison disse que será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso à Expoapi e que haverá uma equipe técnica no Parque de Exposições para aplicar a vacina nas pessoas que tenham recebido apenas a primeira dose.

FILIAÇÃO – Ao falar no tempo destinado aos pequenos informes, o deputado Dr. Hélio (PL) garantiu que o Partido Liberal no Piauí continuará apoiando o governador Wellington Dias e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições do próximo ano, apesar da filiação à agremiação do presidente Jair Bolsonaro que ocorreu hoje em Brasília.

J. Barros – Edição: Katya D’Angelles

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA