AMARANTE

ESPORTES

Esgrimista Guilherme Toldo se classifica para Olimpíada de Tóquio

Avatar

Publicado em

ESPORTES


Depois da campeã mundial Nathalie Moellhausen, a esgrima brasileira tem mais um representante assegurado na Olimpíada de Tóquio (Japão). Nesta sexta-feira (26), Guilherme Toldo se garantiu nos Jogos nas disputas do florete ao conquistar um lugar entre os 64 melhores do torneio masculino do Grand Prix de Doha (Catar). A competição fecha o ranking de classificação para o evento na capital japonesa.

Será a segunda participação olímpica de Toldo, um dos esgrimistas do país na Olimpíada de Londres (Reino Unido), em 2012. O gaúcho, 26º colocado no ranking mundial, assegurou vaga em Tóquio como atleta das Américas mais bem colocado fora Estados Unidos (país classificado pelo ranking de equipes) e Canadá (melhor seleção do continente depois dos EUA), superando a concorrência do venezuelano Victor León, atualmente no 66º lugar.

Toldo, que não competia internacionalmente há 13 meses, venceu quatro jogos e perdeu dois na fase de poules (grupos), classificando-se à segunda etapa, que reuniu os 128 melhores do Grand Prix. O gaúcho derrotou o turco Martino Minuto e avançou à fase de 64. León, por sua vez, foi superado pelo norte-americano Bryce Louie na mesma etapa. Esse tropeço do venezuelano garantiu o brasileiro em Tóquio.

Leia Também:  Fluminense estreia no Carioca de olho na final da Copa do Brasil

Toldo volta a competir no domingo (28), às 3h20 (horário de Brasília), contra o britânico Marcus Mepstead (15º do mundo). Caso se classifique entre os 32 melhores, o gaúcho enfrentará o sul-coreano Kim Dongsu ou o francês Wallerand Roger por uma vaga nas oitavas de final.

Disputa feminina

Neste sábado (27), a partir das 3h, começa o torneio feminino em Doha, com duas brasileiras. Uma é Rafaella Gomes, de 17 anos, que disputará o primeiro campeonato internacional adulto da carreira. A outra é Bia Bulcão, que pode assegurar – assim como Toldo – vaga em Tóquio se encerrar a competição como a melhor das Américas no ranking olímpico. A paulista, 83º colocada e que não compete há um ano, briga com a colombiana Saskia Loretta Garcia (40ª) e a venezuelana Anabella Gonzalez (76ª). Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) em 2019, ela já está garantida, pelo menos, no Pré-Olímpico do Panamá, no fim de abril.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ESPORTES

Pré-Olimpicos de Saltos Ornamentais e Águas Abertas têm novas datas

Avatar

Publicados

em


A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta sexta-feira (8) que remarcou para o período de 1 a 6 de maio a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais em Tóquio (Japao), e realizará o Pré-Olímpico de Águas Abertas (maratonas aquáticas) nos dias 19 e 20 de junho, na cidade de Setúbal (Portugal). As competições foram adiadas no último dia 1º de abril, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

Por meio de nota oficial, a entidade disse que ainda estuda uma nova data para o Pré-Olímpico de Nado Artístico, inicialmente marcado para o período de 18 a 23 de abril, em Tóquio. O torneio foi cancelado no último dia 3, também em razão da pandemia. 

No Pré-Olímpico de Saltos Ornamentais, o Brasil será representado por oito atletas classificados em seletiva realizada em fevereiro, no  Rio de Janeiro: Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso, Anna Lucia Santos, Luana Lira, Isaac Souza, Ian Matos, Luis Felipe Moura e Kawan Pereira. 

Leia Também:  Jogo entre Flamengo x Athletico Paranaense vai marcar a volta das torcidas ao Maracanã

Em março, foi realizada a Seletiva Brasileira para o Pré-Olímpico de Maratona Aquática. Foi definido que Guilherme Costa e Allan do Carmo representarão o Brasil em busca da última vaga para as Águas Abertas.

Os nadadores Guilherme Costa e Allan do Carmo vão brigar pela da última vaga para no Pré-Olímpico de  Águas Abertas. Eles se classificaram em março, em seletiva brasileira. 

No Pré-Olímpico de Nado Artístico, o país terá o dueto Laura Micucci e Luisa Borges.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA