AMARANTE

ESPORTES

Esgrima: garantido em Tóquio, Toldo para nas quartas de final em Doha

Avatar

Publicado em

ESPORTES


Garantir vaga na Olimpíada de Tóquio (Japão) não foi o único feito de Guilherme Toldo no Grand Prix de florete em Doha (Catar). Neste domingo (28), o brasileiro concluiu a participação na competição mais importante da temporada antes dos Jogos, entre os oito primeiros.

A esgrima nacional não colocava um atleta nas quartas de final masculinas de um Grand Prix de florete desde 2012, com Renzo Agresta na competição em Plodiv (Bulgária). Em 2006, o primeiro a chegar tão longe nesse evento foi João Souza, no Grand Prix da Venezuela.

Toldo havia disputado as fases de poules (grupos) e de 128 na última sexta-feira (26), quando assegurou vaga na segunda Olimpíada da carreira. O primeiro jogo deste domingo, pela fase de 64, foi contra o britânico Marcus Mepstead, 15º colocado do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e vice-campeão mundial em 2019. Número 26 do mundo, o brasileiro não se intimidou com o rival e ganhou por 11 pontos a 10. Em seguida, superou o francês Roger Wallerand (35º) por 15 a 9.

Leia Também:  Santos apresenta oficialmente o técnico argentino Ariel Holan

Nas oitavas de final, ele teve pela frente outro francês: Tyvan Bibard, que apesar de ser o número 350 do mundo, eliminou o italiano Alessio Foconi, líder do ranking mundial do florete. Toldo, porém, soube controlar o jogo contra Bibard e venceu por 15 a 11. Nas quartas, o adversário foi Race Imboden, campeão do mundo por equipes há dois anos. Apesar de ter saído na frente, o brasileiro não resistiu ao norte-americano, que levou a melhor por 15 a 6. 

“Meu segundo objetivo era ficar entre os melhores do mundo. Fico contente de confirmar um bom trabalho e uma boa preparação, ter superado todas as dificuldades e restrições por causa da covid-19 e ter chegado em Doha em boas condições e ter jogado uma esgrima de alto nível”, disse Toldo, em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

No sábado (27), Bia Bulcão e Rafaella Gomes representaram o país na chave feminina do Grand Prix, mas foram eliminadas ainda na fase de poules. Bia, que disputará o Pré-Olímpico do Panamá em abril, terminou em 131º lugar.  Rafaella, de apenas 17 anos e que disputou o primeiro torneio internacional adulto da carreira, foi a 134ª.

Leia Também:  Fast é o primeiro classificado para as quartas da Série D

Edição: Marcio Parente

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

ESPORTES

Pré-Olimpicos de Saltos Ornamentais e Águas Abertas têm novas datas

Avatar

Publicados

em


A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta sexta-feira (8) que remarcou para o período de 1 a 6 de maio a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais em Tóquio (Japao), e realizará o Pré-Olímpico de Águas Abertas (maratonas aquáticas) nos dias 19 e 20 de junho, na cidade de Setúbal (Portugal). As competições foram adiadas no último dia 1º de abril, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

Por meio de nota oficial, a entidade disse que ainda estuda uma nova data para o Pré-Olímpico de Nado Artístico, inicialmente marcado para o período de 18 a 23 de abril, em Tóquio. O torneio foi cancelado no último dia 3, também em razão da pandemia. 

No Pré-Olímpico de Saltos Ornamentais, o Brasil será representado por oito atletas classificados em seletiva realizada em fevereiro, no  Rio de Janeiro: Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso, Anna Lucia Santos, Luana Lira, Isaac Souza, Ian Matos, Luis Felipe Moura e Kawan Pereira. 

Leia Também:  Canoagem slalom: seletiva nacional define equipe permanente

Em março, foi realizada a Seletiva Brasileira para o Pré-Olímpico de Maratona Aquática. Foi definido que Guilherme Costa e Allan do Carmo representarão o Brasil em busca da última vaga para as Águas Abertas.

Os nadadores Guilherme Costa e Allan do Carmo vão brigar pela da última vaga para no Pré-Olímpico de  Águas Abertas. Eles se classificaram em março, em seletiva brasileira. 

No Pré-Olímpico de Nado Artístico, o país terá o dueto Laura Micucci e Luisa Borges.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA