AMARANTE

Piauí

Enem reta final: na revisão em Uruçuí, professora dá dicas para a prova de humanas

Publicado em

Piauí


Alline Soares é aluna da 3ª série do Ensino Médio na Unidade Escolar Presidente Vargas, localizada na cidade de Baixa Grande do Ribeiro. Ela e outros estudantes da região tiveram um reforço na aprendizagem com a realização das revisões Pré-Enem na cidade de Uruçuí, neste sábado (23).

“Nosso sonho é estudar, passar e ingressar no Ensino Superior e as revisões nos ajudam a tirar dúvidas nessa reta final e nos preparar melhor para o exame. Foram aulas muito boas e repletas de dicas valiosas para a hora da prova”, disse a estudante.

Uma das disciplinas revisadas nas aulas de hoje foi História, oportunidade em que a professora Keury Campelo deu dicas relacionadas às provas de humanas no Enem. “80% da prova de História é composta por conteúdos voltados à História do Brasil. Então, nessa reta final, é importante que o estudante foque nesse tema também. Outra dica é que o candidato precisa ler os textos das questões com muita atenção, observar as notas de rodapé e os autores citados, pois com certeza a resposta estará em meio ao texto”, explicou a professora.

Leia Também:  Água Branca e Palmeirais estão na mira do MP por irregularidades no programa Bolsa Família

Além de Uruçuí, os estudantes da cidade de Floriano também foram contemplados com as revisões de conteúdo do Pré-Enem.  As revisões são apresentadas pelos coordenadores do Pré-Enem, Wellington Soares e Viviane Carvalhedo. Nos encontros, os estudantes revisaram as disciplinas de Linguagens, com o professor Newton Neto; Química, com o professor José Carlos Feijão; Matemática, com José Osmar; Física, com Caio Breno; Redação, com Francisco Rufino; Biologia, com Tércio Câmara e Caio Frederico; e Ciências Humanas, com a professora Keury Campelo.

Segundo a diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (Uemtec), Viviane Carvalhedo, as revisões presenciais estão sendo levadas aos municípios com público reduzido e marcando a reta final na preparação dos estudantes, a menos de um mês para a realização do Enem.

“O Pré-Enem Na Estrada percorre o Piauí levando o reforço de aulas para que os estudantes tenham o apoio pedagógico e emocional. As revisões nos municípios contam com número reduzido de alunos na forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários determinados pelo COE, e sendo transmitidas pelo Canal Educação. Esta é mais uma ação de mobilização para que o estudante piauiense tenha mais segurança no momento de fazer a prova do Enem 2021”, declarou Viviane Carvalhedo.

Leia Também:  Ônibus levando concurseiros do Piauí tomba no Ceará e deixa feridos

Além das revisões presenciais que percorrem os municípios, o modelo virtual de revisão é mantido pelo YouTube do Canal Educação, além da transmissão via TV Anatares e TV Meio Norte.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Piauí

Projeto irá capacitar ex-dependentes químicos e os familiares

Publicados

em


O Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas) realizou nesta quarta-feira (01), solenidade de assinatura do Termo de Fomento com a Fazenda da Paz, para execução do Projeto de Reinserção Social.

O projeto tem como objetivo capacitar os egressos de Comunidades Terapêuticas e seus familiares em situação de vulnerabilidade social objetivando a inserção/reinserção ao mercado de trabalho, promovendo a atenção integral através do trabalho em rede com as unidades públicas de assistência social.

Representando o governador Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa falou da importância do Estado ajudar na oferta de capacitação para quem busca o tratamento da dependência química.

“Fico feliz de estarmos hoje assinando essa parceria como forma de apoiar a formação e capacitação dos acolhidos em Comunidades Terapêuticas”, afirmou Regina.

Através do Projeto serão ofertados cursos de marcenaria, serviços gerais, doces e salgados, mecânica de motos e manutenção predial, atendendo diretamente 480 egressos e indiretamente mais de 1.500 familiares. Estas capacitações serão oferecidas no Centro de Reinserção Padre Pedro Baizi, localizado na Rua Simplício Mendes, 1698, Bairro Vermelha.

Leia Também:  PPP Piauí Conectado e Uespi dão início ao curso Princípios de Comunicação

“A Cendrogas, juntamente com a Fazenda da Paz, celebra este Termo que tem o objetivo de capacitar os egressos e seus familiares, preparando eles para o mercado de trabalho. No início serão oferecidos 5 cursos”, informou Cida Santiago.

Célio Luiz Barbosa, coordenador geral da entidade executora do projeto e presidente da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas (FENACT), reforçou o pioneirismo desta ação no Piauí.

“Para nós que trabalhamos há 27 anos com a Política Sobre Drogas, este passo de hoje é muito importante, pois este feito da reinserção social é pioneiro em todo Brasil. Chegaremos com este projeto em todas as CTs do Piauí e com isso estaremos exportando a nossa mão de obra. Agradecemos também o exemplo de fortalecimento dado pelo Governo do Estado através da Cendrogas no combate e enfrentamento às Drogas”, falou Célio Barbosa.

Um dos exemplos de como a capacitação tem dado certo, é o ex-dependente químico, Cícero Feitosa, que foi tratado na Fazenda da Paz e hoje é colaborador da entidade há mais de 15 anos.

Leia Também:  Onze feridos em acidente envolvendo caminhão e carro em Oeiras

“O próprio tratamento me ensina a voltar para a sociedade através dos cursos e com isso sair com uma garantia a mais, pois pude sair com uma força a mais para encarar a sociedade. A importância de sair com um diploma de curso profissional, vai me fazer capaz de ser reinserido na sociedade”, finalizou Cícero.

Participaram também da solenidade, a presidente da Fazenda da Paz, Eneida Lustosa, o assessor técnico e a gerente de prevenção e acolhimento da Cendrogas, Sâmio Falcão e Pollyana Menezes, respectivamente.

Fonte: Governo PI

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA