Na manhã desta terça-feira (8), mulheres se reuniram no Mercado do Produtor Elias Teixeira, no Centro da cidade, para celebrar o Dia Internacional da Mulher e discutir questões relacionadas ao poder feminino e transformação social. O evento, realizado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com a presença e participação da palestrante Jemara Mattos, terapeuta sistêmica familiar, que abordou a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional como ferramentas para a transformação da mentalidade feminina e da sociedade como um todo.
Durante a palestra, Jemara enfatizou que “o poder feminino é divino e emana de Deus”. Ela destacou que, ao longo da história, “esse poder vem sendo bloqueado e sabotado para que as mulheres não ocupem os lugares que são seus por direito”. Por isso, a terapeuta ressaltou a importância do autoconhecimento como forma de quebrar barreiras e transformar a mentalidade não só das mulheres, mas também dos homens e da sociedade como um todo.
“O nosso poder não vem da força física, mas de Deus. É um poder divino que emana do criador. Então, nós temos como transformar, e isso é possível por meio do autoconhecimento. Nós falamos neste evento sobre autoconhecimento e inteligência emocional como ferramentas para transformarmos a nossa mentalidade, como também a do homem e a da sociedade”, pontuou a palestrante.
O diretor do Mercado Público de Amarante, Joaceli Barbosa, também participou do evento e destacou a importância da dedicação às mulheres o ano inteiro. “Merecidamente, as suas vitórias estão sendo alcançadas. As mulheres merecem muito mais”, afirmou.
“É bom lembrarmos da força das mulheres nas suas conquistas. A dedicação a elas deve ocorrer o ano inteiro. Merecidamente, as suas vitórias estão sendo alcançadas. As mulheres merecem muito mais, como diz uma música do Erasmo Carlos: ‘Na escola, onde elas foram ensinadas, jamais tirei um dez. Sou frágil e não chego aos seus pés”, considerou Joaceli Barbosa.
O secretário Municipal de Assistência Social, Jailton da Silva, afirmou que “a integração é muito importante e que a secretaria está de portas abertas para projetos voltados às mulheres nas suas dificuldades”.
“Essa integração é muito importante, e afirmo que a secretaria de Assistência Social vai estar de portas abertas para todos os projetos voltados às mulheres nas suas dificuldades. Temos uma equipe técnica preparada para dar todo a assistência necessária. Gostaria imensamente de agradecer a todos pela presença, à palestrante Jemara, como também parabenizar aos servidores envolvidos na organização deste evento”, disse o secretário.
O presidente da Câmara de Vereadores de Amarante, Rogério Macêdo, ressaltou a importância de se entender melhor o significado da convivência harmoniosa entre homens e mulheres e proporcionar o devido valor às mulheres, com o devido respeito.
“Hoje é mais um dia de oportunidades para que se possa entender melhor o significado dessa convivência harmoniosa entre homem e mulher, e que a gente sempre possa proporcionar o devido valor às mulheres, com o devido respeito”, considerou Macêdo.
Durante o Encontro com Mulheres de Amarante, as participantes compartilharam experiências e discutiram formas de fortalecer o poder feminino e promover a transformação social. O evento terminou deixando um legado de inspiração e empoderamento para as mulheres presentes.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia